AÇÕES DO FNMA SÃO DISCUTIDAS EM SÃO PAULO E NA BAHIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Ações do FNMA são apresentadas em encontro em São Paulo

20/09/2006 - O diretor do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Elias Araujo, apresenta nesta quinta-feira (21), em São Paulo, um case sobre a participação do FNMA no financiamento de ações socioambientais em todo o país e a recente criação da Rede Brasileira de Fundos Socioambientais. A palestra será durante o I Congresso Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental nas Instituições Financeiras, que se encerra dia 21 ( Auditório do CRQ - Rua Oscar Freire, 2039 - São Paulo).

Segundo Elias Araújo, o Brasil conta atualmente com significativo número de fundos socioambientais, entretanto, a menor parte deles encontra-se em operação. Dos quase mil fundos municipais de meio ambiente criados até 2001, somente 81 encontravam-se ativos naquele ano, segundo dados do IBGE e do Ministério do Meio Ambiente. Em 2004, foram identificados 50 fundos socioambientais estaduais, dos quais apenas 16 estavam em funcionamento.

Os fundos socioambientais podem ser públicos ou privados. Eles representam uma ferramenta inovadora para a gestão ambiental no Brasil. Os fundos são a ligação entre o governo e a sociedade civil na implementação de estratégias nacionais de conservação e desenvolvimento sustentável. Cada vez mais, eles se consolidam como um espaço ágil e transparente para a realização de projetos, programas e políticas ambientais com a adoção de instrumentos de participação e controle social.

A criação de uma rede que estimule o funcionamento e contribua para o fortalecimento dos fundos socioambientais do país foi uma iniciativa do FNMA, em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Municipais de Meio Ambiente (Abema) e a Associação Nacional de Entidades Municipais de Meio Ambiente (Anamma).

A Rede Brasileira de Fundos Socioambientais articula as diversas ações de financiamento da Política Nacional de Meio Ambiente, estabelecendo um diálogo entre a União, os estados e os municípios. A intenção é fazer com que exista convergência das ações de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável no país, evitando a superposição de investimentos e direcionando os recursos para áreas consideradas prioritárias.

Entre os objetivos da rede estão: analisar e propor procedimentos operacionais que aprimorem o desempenho do financiamento de projetos ambientais no país; propor a implementação de práticas que possibilitem a melhor seleção, monitoramento em avaliação dos projetos ambientais no país; avaliar e propor ações para o financiamento de projetos de fortalecimento dos fundos ambientais como instrumentos de implementação da Política Nacional do Meio Ambiente; capacitar gestores, técnicos e conselheiros de fundos socioambientais públicos; estimular a participação social na gestão de fundos socioambientais e propor o aprimoramento da legislação aplicável ao financiamento ambiental.

FNMA discute papel dos fundos socioambientais nos municípios baianos

18/09/2006 - O diretor do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), Elias Araújo, participa nesta terça-feira (19), em Salvador, de debate sobre o papel dos fundos socioambientais no desenvolvimento sustentável dos municípios baianos.

Criados por lei, os fundos socioambientais são mecanismos que captam e distribuem recursos financeiros públicos e privados para projetos de conservação, manejo e uso sustentável de recursos naturais. Segundo o IBGE, existem atualmente 83 fundos municipais na Bahia. "É pouco, se considerarmos que há 417 municípios no estado e que boa parte dos fundos existentes não funciona na prática, ou seja, existem só no papel", avalia Elias Araújo.

Uma das exceções é o fundo de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, criado este ano e que começa a operar a partir de outubro no funcionamento de projetos na região. A Bahia tem ainda um Fundo Estadual de Meio Ambiente e um de Recuros Hídricos.

Segundo Elias Araújo, o evento de Salvador servirá para convocar os gestores municipais a criar ou implementar os fundos ambientais em seus municípios. Com 16 anos de história, o FNMA é reconhecido nacionalmente devido ao papel que desempenha na capacitação de gestores para a execução de projetos socioambientais. A partir de 2006,o FNMA passou a lidera nacionalmente um processo de estímulo à implementação de fundos nos municípios brasileiros.

Em junho deste ano, o FNMA e a Associação Nacional de Entidades Municipais de Meio Ambiente (Anamma) criaram a Rede Brasileira de Fundos Socioambientais. A rede estimula o funcionamento dos fundos e tem como uma de suas metas ser um espaço para a troca de experiência entre os estados e municípios. "A adesão dos fundos municipais à rede brasileira está aberta", informa Elias Araújo.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.