ÍNDIO SEPE TIARAJU PODE GANHAR TÍTULO DE HERÓI DA PÁTRIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Presidente da Funai empossa novo chefe de gabinete

21/09/2006 - Foi empossado na última terça-feira (19/09), pelo presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, o novo chefe de gabinete do órgão, Moacir Cordeiro de Melo.

Na ocasião, Mércio falou dos desafios da Funai e destacou a importância de pessoas comprometidas com causa indígena. "Diante de várias investidas que a Funai tem a fazer em nome da sua função, fico satisfeito em saber que há pessoas de competência e experiência suficientes como Moacir, para tratar das questões que são importantes para nós".

Conhecido defensor da causa indígena, Moacir foi afilhado dos irmãos Villas Bôas e participou junto deles em frentes de trabalho no Parque do Xingu, entre 1970 e 1979. A partir deste último ano, ingressou no 8º Curso de Indigenismo da Funai e, um ano depois, tornou-se o primeiro chefe de posto da Funai, no Espírito Santo.

Também atuou em importantes trabalhos de demarcação entre os Pataxó, em 1981. Em 1983, foi designado chefe de serviço e subdelegado da Funai em Bauru (SP). A partir de 2001, contribuiu com várias expedições no Vale do Javari (AM) e entre etnias de Rondônia. Sua última função antes de assumir a chefia de gabinete foi a de administrador regional em Belém e coordenador do órgão no Pará e no Amapá.

“Somos todos conscientes de que nosso objetivo principal é o de sempre lutarmos pela causa indígena e, para isso, conto com ajuda de todos os amigos e companheiros, pois nossa jornada é árdua, mas gratificante”, conclui Moacir.

Funai lamenta a morte do presidente do Cimi - 15h00

19/09/2006 - A Funai - Fundação Nacional do Índio, lamenta a morte do presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), dom Gianfranco Masserdotti, ocorrida no último domingo, dia 17/09. O corpo será sepultado hoje (19/09), em Balsas, no Maranhão.

Dom Franco nasceu em Brescia, Itália, em setembro de 1941. Em 1995 se tornou bispo e foi ordenado, em 1996, em Balsas. Importante defensor da causa indígena, foi eleito presidente do Cimi em agosto de 1999, sendo reeleito quatro anos depois. Ele também foi membro do Conselho Geral dos Missionários Combonianos (1979-1985); formador dos Seminaristas de Teologia, em São Paulo (1986); superior Provincial dos Missionários Combonianos do Nordeste do Brasil (1987-1992);

Também atuou como secretário-executivo do Conselho Missionário Nacional (COMINA) de 1988 a 1994; e coordenador do Centro de Formação e Animação Missionária de Teresina (PI) (1995). Como bispo, foi responsável pela Dimensão Missionária do Regional Nordeste 5; presidente da Comissão Episcopal de Missões – CNBB e responsável pela Missão Ad-Gentes do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM).
Fonte: com informações do Cimi.

Índio Sepé Tiaraju pode ganhar título de Herói da Pátria


18/09/2006 - A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 7102/06, do Senado, que acrescenta o nome do índio Sepé Tiaraju ao Livro dos Heróis da Pátria. Ele foi o líder da resistência guarani no século 18, quando Portugal trocou com a Espanha o território da Colônia do Sacramento pelo território dos Sete Povos das Missões, no sul do Brasil, onde ele e mais de 30 mil índios viviam.

De acordo com o Tratado de Madri, assinado em 10000, esses índios catequizados pelos jesuítas deveriam desocupar o território de seus ancestrais, onde haviam construído fazendas e exerciam atividades agrícolas, de pecuária e artesanato. José Tiaraju, conhecido como “Sepé, o Facho de Luz”, tornou-se o líder da resistência.

Ele morreu durante a batalha do Caiboaté em 7 de fevereiro de 1756, junto com 2.500 outros guerreiros mortos pelos exércitos espanhóis e portugueses.

Sepé passou a ser considerado, então, como um “santo popular” e se tornou personagem lendário do Rio Grande do Sul. Ele é um dos heróis do poema épico “O Uruguay” (1769), de Basilo da Gama. O Livro dos Heróis da Pátria se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, na praça dos Três Poderes, em Brasília.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo, em regime de prioridade, e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.