O CERRADO EM DESTAQUE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Correios e Ibama apresentam selos ecológicos no Parna da Chapada dos Veadeiros

Goiânia (20/09/06) - A Regional dos Correios do Distrito Federal, em parceria com o Ibama, apresenta no próximo sábado (23), às 10 horas, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a quadra de selos “Parques e Reserva Nacionais”, de autoria do ilustrador goiano Álvaro Nunes.

O lançamento dos selos foi realizado no dia 13 de setembro no Parque Areião, em Goiânia, durante a Semana do Cerrado, promovida pelo Ibama. Agora, pretende-se apresentar os selos para as comunidades locais e visitantes do parque, uma das Unidades de Conservação homenageadas. Ao todo foram emitidos três milhões de selos, que serão vendidos a R$ 0,85 cada, nas agências dos Correios.

Características dos Selos - Os parques nacionais representam inestimável patrimônio, motivo pelo qual os Correios têm se esmerado na tarefa de prestigiá-los por meio da Filatelia. Desta vez, a quadra de selos mostra a riqueza de importantes parques, como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional das Emas, Parque Nacional de Itatiaia e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Dois desses parques estão localizados no Estado de Goiás. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961, pelo Presidente Juscelino Kubitschek, e possui, hoje, uma área de 65.514 hectares. Reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em dezembro de 2001, tem como objetivo preservar o cerrado de altitude, a fauna, as belezas cênicas naturais e as nascentes.

A unidade visa à interpretação ambiental, ao ecoturismo e à preservação de ecossistemas raros no bioma cerrado. Estima-se em 50 o número de espécies raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área. Já foram identificadas 1.476 espécies de plantas no parque, das 6.429 que existem no bioma cerrado.

A exemplo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a criação do Parque Nacional das Emas, cujo nome se origina pelo grande número de Emas existentes em sua área, também se deu na época do Presidente Juscelino Kubitschek. Com uma área de 138 mil hectares, o parque foi criado para proteger o bioma Cerrado, o habitat da fauna endêmica e conservar diversas nascentes dos rios Jacuba e Formoso, afluentes do Parnaíba, da bacia do Paraná.

Em relação à vegetação, a unidade possui várias fisionomias do bioma Cerrado, como Mata Ciliar, Vereda, Cerrado, Cerradão, Campo Sujo e Campo Limpo. Ele apresenta, ainda, o indaiá, como espécie dominante, e, nos Campos Sujos, a roupala, como arbustiva dominante. Maiores informações podem ser obtidas no site www.ibama.gov.br/go ou pelo telefone (62) 3455-1114/1116.
Helen Ribeiro

I Fórum Ambiental é promovido em Goiás

Goiânia (20/09/06) – A Cidade de Ceres, em Goiás, será sede do evento “Cerrado Urgente: I Fórum de Responsabilidade Ambiental do Vale São Patrício”, que acontece de 20 a 23 de setembro, na Escola Agrotécnica Federal de Ceres.

Na programação estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas, projeção de documentários e exposição fotográfica do artista João Caetano sobre a temática ambiental. O Ibama/GO apresentará no dia 21, às 20 horas, no Centro Cultural de Ceres, a palestra sobre o tema “As Usinas Sucroalcooleiras x Responsabilidade Socioambiental no Vale do São Patrício”.

O evento contará com o apoio dos Escritórios Regionais do Ibama em Ceres e Uruaçu. Maiores informações podem ser obtidas no Escritório Regional de Ceres, pelo telefone (62) 3925-8301, ou na Escola Agrotécnica, pelo telefone (62) 3307-7100 e site www.eafce.gov.br.
Helen Ribeiro

I Seminário “Viver do Cerrado” é realizado em Goiás

Goiânia (20/09/06) - No próximo dia 22 de setembro, a partir das 8 horas, acontece em Mambaí, Goiás, na Área de Preservação Ambiental (APA) Nascentes do Rio Vermelho, o I Seminário “Viver do Cerrado”. O objetivo é proteger os meios de vida e a cultura das populações locais, assegurando-lhes o uso sustentável do Cerrado, através do aproveitamento e beneficiamento dos frutos da região para fins alimentares, agregando a eles valor para comercialização nos grandes centros.

Neste seminário serão apresentadas as perspectivas governamentais e as reais possibilidades de criação de novas unidades de conservação para o nordeste goiano, com vistas à manutenção do equilíbrio ambiental e à promoção de melhor qualidade de vida a esta e às futuras gerações. A programação do evento está disponível do site www.ibama.gov.br/go. Maiores informações podem ser obtidas na APA Nascentes do Rio Vermelho pelo telefone (62) 3049-1001.
Helen Ribeiro

Flona de Brasília tem programação para Dia da Árvore

Brasília (20/09/06) - A Floresta Nacional de Brasília, juntamente com estudantes do curso Turismo da Faculdade Cenecista de Brasília (Faceb), realiza a “Semana das Cores”, amanhã (21), em comemoração ao Dia da Árvore. Estudantes de escolas próximas visitarão a Flona de Brasília e participarão de palestras e debates sobre temas como fauna, flora e biodiversidade. Eles poderão, ainda, levar uma muda de espécies do Cerrado para casa.

Na quinta (22), Dia da Agenda Azul, também haverá programação para as escolas da região, com debates sobre os recursos hídricos, medidas de preservação das nascentes e gerenciamento da água, também com distribuição de mudas.

Na sexta (23), Dia da Agenda Vermelha, a Flona estará aberta para participação da comunidade em geral, com debates das 9 às 16 horas, sobre questões relacionadas à poluição e degradação ambiental, com apresentação do Grupo “Ana Folha e a Turma do Lixão” e exposição da Brigada de Incêndios.

No sábado (24), Dia da Agenda Branca, das 9 às 16 horas, haverá passeio pelas trilhas com a comunidade, tanto a pé quanto de bicicleta. À tarde haverá show musical com Allan D’ Carvalho. O endereço da Floresta Nacional de Brasília é: DF 070, Km 0,3, Taguatinga Norte (300 metros após o viaduto da Via Estrutural). Informações pelo telefone (61) 3034-5724 e 3034-5726
Elda Oliveira
Flona de Brasília

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COPIA
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.