MULTAS SUPERAM 14 MILHÕES EM NOVO PROGRESSO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Santarém (02/10/06) - A base operativa do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal, em Novo Progresso, cidade às margens da BR 163, no oeste do Pará, divulgou os resultados das suas atividades entre 29 de agosto e 27 de setembro de 2006. Foram lavrados 41 Autos de Infração, totalizando R$ 14.1000.209,20 em multas. Também foram embargados 4.339,254 hectares de áreas desmatadas ilegalmente. As ações coordenadas pela base são supervisionadas pela Divisão de Controle e Fiscalização da Gerência Executiva do Ibama em Santarém/PA.

Segundo o Gerente Executivo do Ibama em Santarém, Nilson da Silva Vieira, pelas regiões de atuação das Bases Operativas de Novo Progresso e de Castelo de Sonhos estarem localizadas no chamado Arco do Desmatamento, “consideramos expressivos os resultados alcançados até o momento e envidaremos todos os esforços, juntamente com a Diretoria de Proteção Ambiental e a Presidência do Ibama, para tornar permanentes essas bases, fortalecendo com isso as ações de combate ao desmatamento na região”.

O foco da operação foi o combate aos desmatamentos, indicados por polígonos sobre imagens de satélite, elaborados no Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama (CSR), a partir de dados do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DETER/INPE). As equipes do Ibama, com a proteção da Polícia Militar do Pará, foram aos desmatamentos detectados, onde coletaram informações que permitiram autuar os responsáveis pelos crimes ambientais.

Além da fiscalização dos desmatamentos, a equipe da base operativa de Novo Progresso, formada por oito servidores do Ibama e dezesseis policiais militares, se empenhou em atender denúncias diversas, principalmente de exploração irregular de madeira. Foram apreendidos 6.250 m3 de madeira e lacrada uma serraria.

Para o coordenador da base operativa de Novo Progresso, Euller Paiva, “foi fundamental para a conquista de resultado tão expressivo, o esforço dos servidores que estiveram na Base neste período, impressionando pela capacidade técnica e compromisso com o Ibama”, o servidor ressalta ainda que “a manutenção e o reforço das bases operativas representa não só o incremento das ações contra os desmatamentos ilegais, mas significa ainda o fortalecimento institucional do Ibama junto a população e as demais autoridades constituídas”.
Christian Dietrich

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.