WWF-BRASIL: EXPOSIÇÃO NO MATO GROSSO E FÓRUM BRASILEIRO DA ÁGUA EM SÃO PAULO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

São Paulo sedia primeiro Fórum Brasileiro da Água

06 Oct 2006 - A primeira edição do Fórum Brasileiro da Água foi realizada ontem (5), em São Paulo. O evento, organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), reuniu especialistas do setor entre dirigentes da Agência Nacional de Água (ANA), da Fundação Avina, do WWF-Brazil e da Amanco. O objetivo do encontro foi promover um debate multisetorial com as principais questões que envolvem o tema água.

De acordo com Fernando Almeida, presidente do CEBDS, essa iniciativa tem um caráter indispensável no contexto mundial. "O Brasil desempenha um importante papel no cenário mundial da água, já que detém 13,7% de todos os recursos hídricos do planeta. É fundamental um debate multisetorial no qual governo, iniciativa privada e terceiro setor possam buscar soluções para esses problemas", afirma.

O evento contou com a participação das mais importantes entidades brasileiras, organizações e empresas privadas que, de alguma forma, se relacionam com o tema água. Foram cinco painéis de debates com os seguintes temas: "Água: um desafio multisetorial"; "Uso eficiente dos recursos hídricos para os três grandes usuários"; "Água, saneamento e saúde pública no Brasil"; "Saneamento básico: desafios e tendências legais"; "Água e instituições financeiras: gestão de riscos e financiamento".

O Coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil, Samuel Barrêto, destacou a importância do diálogo entre os diversos setores, para que se possam criar agendas convergentes e avançar na implementação concreta de políticas e iniciativas que garantam a saúde das águas e o acesso universal, pelas populações, à água.

“Hoje, no Brasil, mais de 40 milhões de pessoas não têm acesso à água. Esta é a morte anunciada neste momento, no País, à qual a sociedade brasileira parece não dar importância”, disse Barrêto.

Na oportunidade, a multinacional Amanco, um dos líderes mundiais em tubos e conexões, lançou no Brasil a primeira publicação especializada sobre o tema água na América Latina - a Revista Aqua Vitae. A Amanco foi patrocinadora oficial do evento.

Exposição Itinerante: mais de quatro mil crianças participarão em Campo Grande

06 Oct 2006 - A Exposição Itinerante Água para a Vida, Água para Todos, do WWF-Brasil, superou todas as expectativas em Campo Grande (MS), onde está instalada desde o dia 18 de setembro. Todas as vagas para visitação estão preenchidas até o dia 15 de outubro, quando se encerra a sua passagem pela capital campograndense do sul. Até lá, nada menos que 4.300 crianças terão passado pela mostra, que reúne jogos, brincadeiras e informações voltadas à conservação das águas.

A iniciativa é parte da Campanha Água para a Vida, Água para Todos, conduzida pelo WWF-Brasil com o objetivo principal de conscientizar os brasileiros sobre o fato de que a água é um suporte à vida e não uma mercadoria. Combate ao desperdício, conservação dos mananciais e democratização do acesso à água são os focos da campanha, iniciada em 2003.

Em parceria com a Agência Nacional das Águas e apoio da Iveco – cujo caminhão conduz a exposição Brasil afora – a mostra já visitou São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília.

Mais de 40 mil pessoas já visitaram a exibição e outras 20 mil são esperadas até o final do ano. De Campo Grande, a exposição seguirá para Belém (PA).

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.