GREENPEACE CONDENA TESTE NUCLEAR DA CORÉIA DO NORTE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2006

09-10-2006 – Seul - O teste subterrâneo de uma bomba nuclear realizado pela Coréia do Norte foi condenado pelo Greenpeace, que pediu uma reação sóbria de outros países.

A agência de inteligência da Coréia do Sul detectou um tremor sísmico da magnitude de 3,58 que confirmou o teste anunciado pela Agência Central de Notícias da Coréia do Norte (KCNA, sigla em inglês). Com este teste, a Coréia do Norte se tornou o nono país a ter um arsenal nuclear.

“Ao se tornar um país nuclear, a Coréia do Norte mostrou a falha do Tratado de Não-Proliferação. Pyongyang demonstrou a perigosa relação entre pesquisa nuclear, energia nuclear e armas nucleares”, disse Steve Shallhorn, Diretor Executivo do Greenpeace Austrália-Pacífico.

“Ninguém quer mais um país com arsenal nuclear, mas com mais de 5 mil armas nucleares no arsenal dos Estados Unidos, a proporção de poder deve ser lembrada”, disse Shallhorn. “É muito ruim que a Coréia do Norte tenha testado uma arma atômica, mas será ainda pior se outros países não dialogarem com ela”.

A Coréia do Norte aparentemente não tem um sistema confiável para armas nucleares. O teste mais recente (julho desse ano) de um míssil de longo alcance foi um fracasso, com o míssil se desfazendo antecipadamente no seu vôo. Durante outro teste realizado sobre o Pacífico, um míssil se rompeu durante o vôo.

Os Estados Unidos mantêm permanentemente submarinos portando mísseis nucleares no Pacífico, além de manter bombardeiros carregados com armas atômicas em bases ao redor do mundo e mísseis intercontinentais nos Estados Unidos, todos capazes de atingir a Coréia do Norte.

“A crise da Coréia do Norte é mais uma demonstração de que o desenvolvimento da energia nuclear pretensamente para fins pacíficos pode ser um passo para a construção de bombas atômicas”, afirmou Guilherme Leonardi, coordenador da campanha antinuclear do Greenpeace Brasil. “O Brasil deve abandonar imediatamente qualquer plano de desenvolvimento da energia nuclear para dar sua contribuição na diminuição da ameaça atômica no planeta”, acrescentou Leonardi.

Greenpeace exige fim dos testes nucleares na Coréia do Norte

08-10-2006 - Seul, Coréia do Sul - O Greenpeace exigiu hoje do líder norte-coreano Kim Jong-il que suspenda imediatamente os planos de um teste nuclear no país. O teste coincidiria com o oitavo aniversário frente ao governo norte-coreano de Kim Jong-il.

“Ao invés de testar armas nucleares, Kim Jong-il deveria celebrar a ocasião dando um passo para transformar o mundo em um lugar livre de armas nucleares”, disse Steve Shallhorn, diretor-executivo do Greenpeace Austrália e Pacífico. “Enquanto alguns países possuírem armas nucleares, outros vão inevitavelmente procurar obtê-las. Não apenas a Coréia do Norte deve desistir da realização deste teste e renunciar a seu programa nuclear com fins militares. Cada um dos estados nacionais que possuem armas atômicas deveria fazer o mesmo.

Um teste como este não apenas aumentará a tensão na Península Coreana como também poderá levar a uma corrida armamentista no sudeste Asiático. A Coréia do Sul já expressou interesse em obter reservas de plutônio similares às do Japão, que possui não apenas uma das maiores reservas mundiais como também é detentor de uma das mais avançadas tecnologias de mísseis.

O Brasil, que atualmente assiste ao lobby de alguns setores do governo para levar adiante seu programa nuclear brasileiro, também deveria levar mais a sério a ameaça nuclear que esse programa representa. Ainda hoje o Governo Brasileiro acha de forma totalmente irresponsável investindo dinheiro público com projetos ultrapassados da década de 70, como a inauguração da unidade de enriquecimento de urânio em Rezende, e insiste no projeto de construção da usina nuclear de Angra 3, uma energia cara, perigosa e ultrapassada.

“Assim como em qualquer parte do mundo, a energia nuclear deve ser abandonada no Brasil, evitando o desperdício de dinheiro público, pondo fim à produção de lixo radioativo, acabando com a ameaça atômica e abandonando a herança militar ultrapassada”, disse Guilherme Leonardi, coordenador da campanha antinuclear do Greenpeace Brasil. “O Brasil deve investir no aproveitamento de seu imenso potencial para energias limpas e seguras, como a eólica e solar, cujo custo benefício é infinitamente maior.”

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.