PREMIADO PROJETO DE CONSERVAÇÃO DO PAPAGAIO-DE-CARA-ROXA TEM APOIO DO FNMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Brasília (11/10/06) - O projeto de conservação do papagaio-de-cara-roxa no estado do Paraná acaba de receber a mais importante premiação ambiental da região Sul. O prêmio Expressão de Ecologia 2006 - concedido pela revista Expressão, de Florianópolis - será entregue no dia 30 de novembro deste ano. Desenvolvido pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS desde 1998, o projeto tem apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente.O papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) está na lista das aves brasileiras ameaçadas de extinção. A espécie é endêmica da região Sul do Brasil. Sua área de ocorrência abrange uma estreita faixa que vai do litoral sul de São Paulo, atravessa a costa do Paraná e chega até o extremo norte do litoral de Santa Catarina.

As principais causas do declínio da população do papagaio-de-cara-roxa, ou chauá - como também é conhecido - são o desmatamento, a extração de árvores e plantas que são utilizadas como alimento e abrigo pela espécie. A captura clandestina de filhotes e adultos para o comércio ilegal também está entre os fortes fatores que ameaçam a sobrevivência da espécie. O projeto de conservação do papagaio-de-cara-roxa visa proteger a espécie, assegurando a conservação de populações geneticamente viáveis. O projeto também busca eliminar as ameaças de extinção por meio da educação ambiental e a conservação do habitat da ave.

O apoio do FNMA

O convênio assinado entre o Fundo Nacional do Meio Ambiente e a SVPS no valor de R$ 449 mil (R$ 114 mil de contrapartida da conveniada) teve como objetivo realizar ações prioritárias no Plano de Manejo da espécie, entre elas: ampliar o conhecimento sobre a ave, capacitar, educar e promover a integração institucional e comunitária, buscando reduzir as ameaças sobre o papagaio e seu ambiente.

Com os recursos conveniados, foi possível adaptar seis casais de papagaios para procriação no Zoológico Municipal de Curitiba e realizar dois censos populacionais no litoral do Paraná. Os recursos também serviram para a colocação de rádio-colares em 20 filhotes de papagaio para acompanhamento dos indivíduos e a implementação de ações de comunicação. O programa de visitação guiada por dez moradores da Ilha das Peças, no Parque Nacional do Superaqui - Guaraqueçaba, também recebeu recursos provenientes do convênio. O repasse de recursos do FNMA também gerou publicações científicas apresentadas em eventos nacionais e internacionais.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.