CAEM EM 45% OS ÍNDICES DE FOCOS DE CALOR DETECTADOS NO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Brasília/DF (18/10/06) – Segundo dados do Ibama gerados em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, houve redução de mais de 45% na quantidade de focos de calor detectados de janeiro até o final de setembro deste ano, em relação a mesmo período de 2005. Mesmo nos estados campeões de ocorrência de focos de calor, o Mato Grosso e o Pará, houve significativa queda.

Em 20 estados e no Distrito Federal constataram-se índices inferiores. Apenas em 07 (Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo) houve aumento na quantidade detectada.

Na avaliação do gerente do setor de monitoramento de queimada da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama, João Antonio Raposo Pereira, a redução dos números de focos de calor indicam o resultado do esforço do Ibama em trabalhar a prevenção por meio da educação ambiental e do planejamento de ações.

Raposo explica que a preparação para o combate a incêndios leva em conta a questão cultural e a ocorrência geográfica da estação seca. “Há o trabalho desenvolvido pelo Prevfogo relacionado com campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas, monitoramento, pesquisa e manejo de fogo nas unidades de conservação administradas pelo IBAMA. Além disso, o planejamento das ações considera áreas críticas conforme a ocorrência do período de seca que no momento começa a se deslocar para o Pará e o Amazonas e no começo de 2007 para o Amapá e Roraima”, reforça.

Além disso, visto que a queimada sem controle está relacionada com o desmatamento ilegal, Raposo credita os resultados positivos de redução dos índices de focos de calor ao trabalho exaustivo das equipes de fiscalização em cumprir com as metas do Plano de ação para a Prevenção e Controle do desmatamento na Amazônia Legal.

O trabalho conjunto Ibama/Inpe de monitorar e minimizar o fenômeno das queimadas passou a ser feito a partir de 1998 com o surgimento do - Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal - Proarco, dando ênfase particular à Amazônia.

O Inpe gera as imagens, o Ibama processa, filtra as informações e elabora relatórios que orientam as ações de combate a incêndios. Todo o país e grande parte da América do Sul são cobertos pelas imagens, utilizando-se recepções das estações do INPE em Cachoeira Paulista, SP e de Cuiabá, MT.

Os focos de calor são detectados por meio de imagens produzidas por ocasião da passagem dos satélites meteorológicos NOAA, GOES e Terra e Aqua, no final da noite, quando o risco de falsas detecções é menor. Cada foco de calor indica um ponto de alta temperatura que é associado à ocorrência de incêndios ou queimadas.

Prevfogo – Desde 2001 o Prevfogo tornou-se um Centro Especializado dentro da estrutura do IBAMA, com autonomia técnica, administrativa e financeira, responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional. O trabalho do Prevfogo é realizado em estreita cooperação com as gerências executivas estaduais do IBAMA e os chefes das Unidades de Conservação Federais.

O Prevfogo conta atualmente com 28 representantes nas Gerências Executivas e nas Unidades de Conservação que atuam não apenas como colaboradores mas principalmente como elo de ligação entre o Prevfogo e entidades públicas e privadas, procurando desta forma estabelecer uma linha de ação capaz de atender as necessidades específicas de cada uma das distintas áreas geográficas.
Kézia Macedo

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.