IR ECOLÓGICO TEM DEBATES MARCADOS NO RIO DE JANEIRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

16 Oct 2006 - Representantes do Grupo de Trabalho (GT) Ação pelo IR Ecológico – A natureza merece esse estímulo estarão no Rio de Janeiro na próxima terça-feira, 17 de outubro, para debater o projeto com a sociedade civil. O primeiro encontro, pela manhã no Solar da Imperatriz do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é aberto a todos os interessados, principalmente ONGs locais. Na parte da tarde, um segundo evento na FIRJAN (Federação das Indústris do Estado do Rio de Janeiro), no Centro do Rio, apresenta a proposta para empresários e outros representantes do setor privado. A mobilização na cidade está sendo coordenada pelo Instituto BioAtlântica (IBio), The Nature Conservancy (TNC) e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), com o apoio do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e da Diretoria de Meio Ambiente do Sistema FIRJAN.

Nas palestras, a proposta do IR Ecológico e seus benefícios para doadores e favorecidos serão apresentados por André Guimarães, secretário executivo do IBio, e Georgia Pessoa, assessora jurídica do WWF-Brasil. O evento da FIRJAN contará ainda com a participação de Werner Grau Neto, sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados e especialista em Direito Ambiental.

Criado em julho de 2005, o grupo, formado por ONGs ambientalistas, empresas e voluntários, defende a adoção de uma lei que crie estímulos fiscais para projetos de ONGs ligados à conservação e ao desenvolvimento sustentável. Os eventos no Rio de Janeiro integram um ciclo itinerante de palestras que desde agosto divulga a proposta do IR Ecológico em todas as regiões do país. As cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Vitória (ES), Salvador (BA), Curitiba (PR), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM) já foram visitadas.

O objetivo das palestras é disseminar a proposta e ganhar apoio da sociedade civil de todo o país para a criação de mecanismos que estimulem o investimento em projetos ambientais. “Apesar de o Brasil ser um dos países com maior diversidade biológica do mundo e das ameaças enfrentadas, o investimento hoje é limitado”, lembra Geórgia Pessoa, assessora jurídica do WWF-Brasil e coordenadora do grupo. O GT Ação pelo IR Ecológico celebra desde julho a aprovação do substitutivo ao projeto de lei 5974/05 – e seu apenso o PLS 5162/05 - que dispõe sobre estímulos fiscais para projetos ambientais pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Ele prevê que pessoas físicas e jurídicas poderão deduzir do imposto de renda devido, respectivamente, até 80% dos valores doados e até 40% dos valores para patrocínio efetivamente destinados a entidades sem fins lucrativos, para aplicação em projetos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Agora, o projeto segue os trâmites normais da Casa, e antes de chegar à Plenária, passa pela Comissão de Finanças Tributação e pela de Constituição, Justiça e Cidadania. Se aprovado em todas as instâncias, voltará ao Senado Federal, onde já foi previamente aprovado.

O projeto prevê também incentivos para doações ao FNMA (Fundo Nacional do Meio Ambiente). A proposta abre a possibilidade de benefício para outros fundos públicos ambientais habilitados pelo governo federal para tal fim.

André Guimarães, secretário executivo do Instituto BioAtlântica (IBio), ressalta que o IR Ecológico não é uma iniciativa para atrair apenas o apoio do setor privado para a questão da conservação. “É claro que esperamos que o IR Ecológico aumente o potencial de cooperação entre empresas e instituições conservacionistas. Mas acreditamos que ele vai além disso porque cria condições para que pequenos e médios empresários, e também cidadãos, pessoas físicas, apóiem projetos de conservação. Assim, os temas de conservação e sustentabilidade passarão a ser discutidos por toda a sociedade”, analisa Guimarães.

O GT IR Ecológico é composto pelas seguintes organizações não-governamentais e empresas: WWF-Brasil, The Nature Conservancy (TNC), Conservação Internacional (CI-Brasil), Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental (ISA), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Fundação Biodiversitas, Instituto Bioatlântica, Pinheiro Neto Advogados, PATRI e Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.