MMA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GOIÁS, TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EM BRASÍLIA E CONSULTA PÚBLICA NO ACRE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Consulta pública discute, no Acre, regulamentação da nova lei florestal

18/10/2006 - Luiz da Motta - Representantes de setores ligados à questão florestal acreana reuniram-se nesta quarta-feira (18), em Rio Branco (AC), com a equipe do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para conhecer e discutir o texto de regulamentação da Lei de Gestão de Florestas Públicas - Nº 11.284/06.

Cerca de 80 pessoas, entre eles, empresários, representantes de associações, ONGs, membros de órgãos governamentais, entre outros, lotaram o auditório do Teatro Hélio Melo. O evento começou com uma apresentação da nova lei, pelo diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Luiz Carlos Joels, que falou também sobre o processo de regulamentação em curso. Depois apresentou uma minuta do decreto e abriu para que a audiência discutisse cada um dos itens.

Sérgio Safe, representante da Tecman Ltda - empresa de tecnologia em planos de manejo no Estado -, declarou que gostou da iniciativa de debater sobre a nova gestão, mas disse estar com dúvidas em alguns pontos. Segundo Safe, dividir a área em várias concessões pode pulverizar as responsabilidades. "Terra com muito dono é terra sem dono", acredita.

Natalino Silva, diretor do Serviço Florestal Brasileiro, argumenta que, na verdade, cada lote de manejo terá um responsável, que será vistoriado pelo Ibama e também por uma auditoria independente. "Qualquer desvio terá de ser reparado pelo concessionário", afirma Silva.

A próxima cidade a sediar a consulta será, Porto Velho (RO), na sexta-feira, dia 20. O evento será no auditório do ministério público.

MMA e Ibama promovem mostra de tecnologias ambientais

19/10/2006 - Marluza Mattos - O Ministério do Meio Ambiente promove até o dia 22 de outubro, em estande montado no gramado da Esplanada dos Ministérios, a mostra Tecnologias Ambientalmente Saudáveis: Caminho para um Brasil Sustentável. Na exposição, é possível encontrar madeira plástica, feita a partir da reciclagem do lixo proveniente de embalagens de material de limpeza ou galões de plástico. Também há brinquedos de madeira certificada, aquecedores solares de baixo custo e pastilhado para revestir móveis e paredes, feito com a casca do coco descartada pela indústria de alimentos. Destinada ao público infanto-juvenil, a mostra acontece dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Ao todo, são mais de 20 produtos confeccionados com tecnologia menos poluente, que permite o uso sustentável dos recursos naturais, estimula a reciclagem e indica outras formas de gerir os resíduos. Resultado de uma parceria com o Ibama, a mostra envolve os programas de Gestão de Tecnologias Ambientalmente Saudáveis e de Ecoturismo.

O objetivo é apresentar à sociedade soluções concretas para o consumo consciente. Soluções que podem ser adotadas por qualquer cidadão, tenha 8 ou 80 anos. Os produtos, de diferentes empresas e organizações, foram dispostos em três ambientes na mostra: uma sala de estudo, uma sala de brinquedo e uma área externa.

São móveis, equipamentos, acessórios e brinquedos que, no processo de produção, privilegiam a economia, o uso e o manejo sustentáveis dos recursos naturais. As tecnologias ambientalmente saudáveis são consideradas fundamentais para manter o ambiente sadio e garantir a manutenção dos elementos essenciais à vida. Além de estimular os uso dessas técnicas entre as indústrias, o governo pretende estimular os consumidores a optarem por produtos e serviços que efetivamente respeitem o meio ambiente. Mais informações sobre o assunto estão disponíveis nos endereços eletrônicos www.mma.gov.br/port/sds/index.cfm e www.ibama.gov.br/ambtec

Encontro em Goiás discute fortalecimento do Municípios Educadores Sustentáveis

16/10/2006 - Gerusa Barbosa - O Ministério do Meio Ambiente promove nos próximos dias 19 e 20, em Silvânia, Goiás, o 2º Encontro Regional de Educação Ambiental com o objetivo de fortalecer o processo de implementação dos Programas Municípios Educadores Sustentáveis (MES) e o Coletivos Educadores na região. Os dois programas são desenvolvidos pela Diretoria de Educação Ambiental do MMA e visam apoiar ações e projetos educativos para sustentabilidade do território e promover a mobilização social e formação de educadores ambientais populares.

Durante o encontro, a equipe da Diretoria de Educação Ambiental se reunirá com prefeitos, secretários municipais, membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea) do estado de Goiás e comunidade para promover a comunicação entre os potenciais parceiros, possibilitar a troca de experiências entre os municípios presentes e discutir as questões socioambientais relevantes da região. Como parte da programação, serão apresentadas as contribuições do Programa MES e as estruturas educadoras para a melhoria da qualidade de vida da região.

Participarão do encontro gestores dos municípios goianos de Silvânia, Passa Quatro, Gameleira, Bonfinópolis, Orizona, Leopoldo de Bulhões e de Vianópolis. O encontro pretende eleger prioridades, estabelecer grupo interessado, próximos passos (diagnóstico socioambiental, iniciativas educadoras), meios de comunicação interna, entre outras ações.

O Programa Municípios Educadores Sustentáveis foi criado com a proposta de fazer de cada comunidade, município, bacia hidrográfica ou região administrativa um espaço de educação contínua dos habitantes para a sustentabilidade por meio de ações concretas, participativas e democráticas. A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente vem conquistando gestores públicos em diversas regiões do País.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.