NOVOS AGENTES AMBIENTAIS NO ACRE E RONDÔNIA E COMEMORAÇÃO EM GOIÁS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Dia do Educador Ambiental é comemorado em Praça de Goiás

Goiânia (17/10/06) - Os Núcleos de Educação Ambiental da Superintendência do Ibama em Goiás e do RAN/Ibama, juntamente, com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e Agência Goiana do Meio Ambiente (AGMA), programaram, em comemoração ao Dia do Educador Ambiental, atividades durante todo o dia de hoje (17) - das 8h30 às 12 horas, na Praça Universitária - em frete à Faculdade de Farmácia da UFG.

O Dia do Educador Ambiental, 15 de outubro, surgiu durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972, quando a sociedade tomou conhecimento dos problemas ambientais e os governos definiram que a saída para mudar o mundo seria a educação. Foi necessário criar o termo Educação Ambiental porque o homem estava se afastando da natureza. Os processos educativos ficaram racionais e a escola descuidou dos sentimentos, das sensações e das relações em sala de aula, esquecendo o ar, a água, o corpo, o bairro, a cidade e o planeta. Portanto, a Educação Ambiental se propõe discutir os problemas ambientais por meio da formação dos indivíduos e, para isso, conta com ferramentas transformadoras.

Uma delas é a pedagogia, que desenvolve a percepção dos alunos e dos professores, por intermédio de uma seqüência de atividades aplicadas em espaços naturais – na praça, no parque , na praia, na montanha, no mangue e até mesmo no jardim da escola. As instituições envolvidas escolheram a Praça Universitária como ambiente para esta comemoração, convidando alunos, professores e a comunidade em geral para participarem do evento.
Mirza Nóbrega

Ibama de Rondônia mobiliza comunidades para o trabalho de agentes voluntários

Brasília (16/10/2006) - De 10 a 13 de outubro, técnicos do Ibama e do Centro de Pesquisa Cuniã visitaram várias comunidades ribeirinhas do entorno da Estação Ecológica Cuniã, Floresta Nacional de Jacunda e Reserva Extrativista do Lago Cuniã, em Rondônia. O objetivo da visita foi apresentar a proposta do Programa Agentes Ambientais Voluntários às comunidades e conferir a disposição dos comunitários para a realização de parceria na proteção e uso sustentável dos recursos naturais disponíveis.

Segundo a técnica do Ibama Francisca Santos, a receptividade por parte dos presidentes das comunidades foi positiva. Eles compreenderam a necessidade de participar do processo de gestão e preservação ambiental. “Eles sabem que os recursos naturais são fundamentais para sua subsistência e se colocaram à disposição para colaborarem com a preservação ambiental,” disse Francisca. Ao todo, o Ibama capacitará 28 agentes ambientais voluntários nas comunidades de São Carlos, Brasileiras, Primor, Curicaca, Santa Catarina, Nazaré, Terra Caída, Conceição do Galera, Iatacua e Bom Jardim.

Acre forma 70 novos agentes ambientais voluntários

Rio Branco (18/10/06) - A coordenadora do Programa Agentes Ambientais Voluntários no Acre, Roberta Graff, informou hoje que, nos últimos três meses, o Programa capacitou mais de 70 voluntários no estado. Eles foram preparados em cursos para colaborar com o Ibama na proteção e conservação das florestas. Os cursos, realizados pela Superintendência do Ibama em Rio Branco, tiveram como público-alvo pescadores de Sena Madureira e Manoel Urbano, além de moradores das Flonas Purus e Mapiá-Inauini e da Reserva Extrativista Arapixi.

Os cursos incluíram conteúdos sobre educação, gestão e política ambiental, conceitos sobre ambiente e ecologia, alternativas econômicas sustentáveis, legislação ambiental, manejo dos recursos pesqueiros, fiscalização ambiental e aulas práticas em campo. A preparação dos voluntários ficou a cargo dos instrutores Roberta Graff, Cynira Lopes, Adriana Souza, Adimar Amaral, Valdeneide Barbosa, Laura Ferraz, Rosana D'arrigo, Leomar Indrusiak e José Raimundo, todos servidores do Ibama.

Uma pesquisa do Ibama mostrou que 80% dos alunos consideram que os objetivos do curso foram atingidos, 100% acham que as aulas contribuíram para sua formação e qualificação profissional. Entre alguns comentários, os alunos disseram que "foi uma experiência que jamais esquecerão, que vão replicar em suas comunidades os conhecimentos adquiridos, que aprenderam formas de desenvolver a educação nas escolas e que se familiarizaram melhor com a legislação ambiental - um objetivo há muito ansiado".

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

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