REVISTA EXAME ATACA O ISA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

01/11/2006 - Na edição de 25 de outubro, a revista publicou reportagem atacando as organizações não-governamentais, o ISA entre elas, acusando-as, entre outras coisas, de divulgar informações freqüentemente duvidosas ou equivocadas. O ISA é citado no caso da construção do trecho sul do Rodoanel e refuta as insinuações contidas na matéria. Leia abaixo.

O Instituto Socioambiental desenvolve ações para a proteção dos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo desde 1996. Em função deste trabalho, acompanhou o processo de licenciamento do Rodoanel Mario Covas, uma vez que esta obra irá cortar dois dos principais mananciais - Billings e Guarapiranga. Essas represas abastecem seis milhões de pessoas e, o Rodoanel, como toda estrada, tem alto potencial de indução de degradação.

Durante este processo, o ISA foi convidado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Paulo para analisar os impactos do empreendimento na área do município e propor aprimoramento nas medidas de compensação. O que resultou em uma nova proposta de áreas a serem protegidas pelo Rodoanel na região de Parelheiros, entre as represas Billings e Guarapiranga. Essa proposta foi incorporada pelo governo do estado e será implantada concomitantemente ao Rodoanel. Trata-se, portanto, de contribuição com embasamento técnico, que colaborou para o aprimoramento das medidas minimizadoras de impacto, e foi plenamente acatada. Em reconhecimento ao papel propositivo da instituição, o ISA foi convidado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente para integrar um conselho de apoio à implantação do Rodoanel.

Em nenhum dos debates que subsidiaram as decisões sobre o empreendimento houve qualquer menção à ameaça de espécies de anfíbio, muito menos que tal ameaça seria uma argumentação do Instituto Socioambiental para atrasar o empreendimento, conforme sugere a matéria de Exame. Questionada pelo ISA, a revista alegou que tal informação seria proveniente de estudo do ISA realizado em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (disponível em nosso site). E de fato, tal recomendação consta entre as diversas sugestões de complementação do EIA-RIMA, feitas pelos técnicos da SVMA e sistematizadas pelo ISA, que constituem os anexos ao documento principal. O que a revista fez foi pinçar um detalhe de um anexo, sem ponderar que se tratava de uma sistematização de recomendações técnicas de terceiros, e pior, sem consultar o ISA.

O Rodoanel é composto por quatro trechos, dos quais apenas um, o oeste, já foi construido. Em 2002, o governo estadual iniciou processo de licenciamento dos três trechos restantes. Esse processo foi suspenso em 2003 pelo próprio governo, por falta de recursos. Em outubro de 2004, novo processo foi iniciado, desta vez apenas para o trecho sul. Este novo processo, como qualquer outro licenciamento ambiental, teve um estudo de impacto ambiental e audiências públicas. Em função de sua magnitude, o processo de licenciamento do trecho sul envolveu diversos atores, entre eles sete prefeituras, diferentes secretarias estaduais, a Sabesp (companhia responsável pelo abastecimento público), o Ibama, a Funai (uma vez que o Rodoanel está próximo de Terras Indígenas Guarani existentes na área da Billings), além de diversas ONGs que atuam na região, universidades, instituições de pesquisa, e movimentos sociais e representantes de associações de moradores. No início de 2006, o empreendimento recebeu a primeira licença ambiental. Diferentemente do que afirma Exame, entre a apresentação dos estudos e a emissão de licença ambiental do empreendimento foi gasto um ano e meio, prazo considerado rápido para obra deste porte.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

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