SECRETÁRIO EXPLICA QUE LEGISLAÇÃO GARANTE PROTEÇÃO A UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

1 de Novembro de 2006 - Juliane Sacerdote - Da Agência Brasil - Brasília - O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, afirmou que os argumentos da organização não-governamental Greenpeace, de "afronta ao princípio de precaução", não procedem. Ele explicou que os próprios técnicos do ministério avaliaram os impactos da plantação da soja e algodão e determinaram o espaçamento dessa faixa de segurança.

Medida Provisória (327/06) assinada hoje (1) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva permite o plantio de organismos geneticamente modificados, os chamados transgênicos, em unidades de conservação como áreas de proteção ambiental (APAs) e na zona de amortecimento (faixa de proteção, cuja largura varia), de unidades de conservação de outros tipos.

Segundo Capobianco, "agora temos uma legislação que define o afastamento do organismo modificado com relação à unidade de conservação pelo seu potencial de risco, dando garantias, assim, de proteção a essa unidade". Ele disse ainda que "a situação anterior é que punha em risco as unidades de conservação”.

Com relação à lei 9.885, Capobianco destacou que antes, somente a plantação da soja transgênica no entorno de unidade de conservação era proibida. “As zonas de entorno das unidades de conservação não tinham necessariamente 10 quilômetros: algumas têm 500 metros, na região Sul. E isso está definido por decretos. Quando não há uma zona definida, você pode adotar a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que prevê os 10 quilômetros", disse, em referência a legislação de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.

A MP 327, publicada no Diário Oficial da União de ontem (31), prevê uma distância mínima de 500 metros para o plantio de soja e de 800 metros para o de algodão. No caso de parentes silvestres do algodão na unidade, a distância passa para cinco quilômetros.

O Ministério do Meio Ambiente ainda definirá as áreas de plantio e a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) deverá elaborar relatórios sobre situações de risco de organismos geneticamente modificados.

De acordo com informações da assessoria da CTNBio, a comissão não foi consultada sobre as resoluções da MP. Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento não foram encontrados para comentar o caso.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.