ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA E ISA PUBLICAM LIVRO SOBRE O ARTESANATO DE QUILOMBO DE IVAPORUNDUVA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

10/11/2006 - A história do artesanato produzido por artesãos e artesãs do Quilombo de Ivaporunduva, uma das 58 comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira (SP) é o tema do livro Artesanato do Quilombo de Ivaporunduva, que será lançado no próximo dia 18 de novembro, sábado, no Museu Afro Brasil, em São Paulo. Os textos foram escritos com a participação do Grupo do Artesanato.

De forma resumida e didática, o livro explica o passo-a-passo da extração da matéria-prima - a palha da bananeira, que agrega valor à bananicultura, principal cultura agrícola da região –; como nasceu a idéia de recuperar a atividade para voltar a produzir objetos que estavam sendo substituídos por outros industrializados; e o estímulo e o incentivo de pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, que atuavam no Vale para tornar o artesanato uma alternativa de geração de renda para as comunidades.

Atividade tradicional realizada pelas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, o artesanato feito de palha de bananeira vem se modificando graças à introdução de novas técnicas. Esse mix entre o tradicional e o moderno tem resultado em peças e objetos de uso pessoal, de decoração e de uso doméstico, com boa aceitação por parte do mercado. E, mais especialmente, em alternativa de geração de renda para os quilombolas dessa região paulista.

Os textos, distribuídos ao longo de 56 páginas fartamente ilustradas com fotos e mapas, foram escritos com a participação do Grupo do Artesanato. A criação do grupo bem como o surgimento da Associação Quilombo de Ivaporunduva também fazem parte do livro, além de um breve histórico das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira - um dos últimos remanescentes contínuos de Mata Atlântica do Brasil, localizado no Estado de São Paulo. Uma amostra dos produtos feitos por artesãos e artesãs como bolsas, jogos americanos e caminhos de mesa também está retratada na publicação.

O livro Artesanato do Quilombo de Ivaporunduva é fruto de um projeto feito em parceria entre a Associação Quilombo de Ivaporunduva e o Instituto Socioambiental, para promover o aprimoramento do artesanato com fibra de bananeira, com a capacitação técnica dos artesãos e a formação de novos artesãos entre outros itens. Outros projetos em parceria, que objetivam o desenvolvimento sustentável das comunidades estão em curso.
ISA, Inês Zanchetta.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.