FUNDAÇÃO FLORESTAL SERÁ A RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO DECRETO DAS ÁRIEs

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

07/11/2006 - O Diário Oficial do Estado publicou hoje (7/11) o Decreto 51.246, estabelecendo a instituição de Área de Relevante Interesse Ecológico ÁRIE no Estado de São Paulo, em atendimento à Lei Federal 9.985, de 18 de julho de 2000.
Conforme o decreto, uma ÁRIE, em geral, tem pequena extensão, pouca ou nenhuma ocupação humana, abriga exemplares raros da biota regional e terá a finalidade de manter os ecossistemas naturais por meio da regulamentação de seu uso, que deverá ser compatível com a conservação da natureza.

A entidade estadual responsável por identificar, propor ou subsidiar as propostas de instituição de ÁRIE será a Fundação Florestal - FF, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA.

A Fundação Florestal será responsável, ainda, pela elaboração e execução do Plano de Manejo de cada ÁRIE e, para tanto, poderá solicitar o apoio de outros órgãos ou entidades estaduais. Após a instituição de uma ÁRIE, o Plano de Manejo terá cinco anos para ser elaborado, devendo ser aprovado pela SMA.

Caberá ao secretário estadual do Meio Ambiente expedir uma resolução, definindo como será formado o Conselho Consultivo das ÁREIs de domínio público. O Estado também poderá firmar convênios ou acordos, com entidades públicas ou privadas, para realizar trabalhos conjuntos na supervisão dessas áreas.

O decreto estabelece também, por exemplo, que durante a elaboração, atualização e implementação do Plano de Manejo, será assegurada a ampla participação da população residente na área e no seu entorno e, durante o processo de consulta pública, os órgãos técnicos responsáveis fornecerão informações adequadas e inteligíveis à população local e demais interessados.

As ÁRIEs poderão ser instituídas em terras públicas ou privadas, precedidas de estudos técnicos e de consulta pública, sob a responsabilidade da FF. A partir da instituição da ÁRIE, até a elaboração do Plano de Manejo, diversas ações deverão ser formalizadas para sua proteção e fiscalização.

Conforme orientação do Conselho Nacional do Meio Ambiente, os respectivos planos de manejo poderão contemplar: visitação pública compatível com o plano de manejo; visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais; pesquisa científica; produção de sementes, frutos, mudas, látex e resinas; meliponicultura; criadouros semi-extensivos de animais silvestres registrados no IBAMA; observação de aves e animais nativos; e atividades de ecoturismo e ecoesporte, como elementos de desenvolvimento sustentável, desde que seja respeitada a legislação que protege a área.
Texto: Cristina Olivette

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.