PANORAMA MUNDIAL DE ENERGIA DA AIE PROPÕE AÇÕES RADICAIS, MAS OFERECE SOLUÇÕES ULTRAPASSADAS, POLUIDORAS E PERIGOSAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

07-11-2006 - São Paulo - O mundo já dispõe de soluções energéticas melhores do que as propostas oferecidas pelo Panorama Mundial de Energia divulgado hoje pela Agência Internacional de Energia (AIE), em Londres. O Panorama propõe ações radicais, mas oferece soluções baseadas no modelo atual de energia, repleto de fontes sujas, como carvão e nuclear, e com grande desperdício.

“A solução, que não foi apresentada pela AIE, é melhorar a eficiência energética e explorar ainda mais as energias renováveis para suprir a necessidade de energia de forma sustentável e segura sem contribuir para o aquecimento global”, afirma Marcelo Furtado, diretor de campanhas do Greenpeace Brasil. É possível ainda diminuir em 50% as emissões de gás carbônico até 2050 e suprir a necessidade de energia sem a utilização de recursos nucleares ou da captura e armazenamento de carbono, como propõe a Agência.

“A afirmação que a energia nuclear é opção para minimizar o efeito estufa é equivocada e incorreta. Se hoje fossem construídos 3 mil reatores nucleares, não seriam suficientes para minimizar os impactos. Atualmente 2/3 das emissões de gases de efeito estufa são provenientes da queima do petróleo. Na América Latina há abundância de recursos hidrelétricos e gás natural. A introdução da energia nuclear seria apenas resultado de esforço de marketing das empresas que fornecem equipamentos para usinas nucleares”, comenta o especialista em energia José Goldemberg.

Para o Brasil, o cenário proposto pela AIE também trilha um caminho errado porque prioriza o uso das atuais tecnologias poluidoras e não cria oportunidades para as tecnologias limpas, o uso racional de energia e o combate ao desperdício energético. “O governo Lula tem promovido a retomada do programa nuclear brasileiro com a expansão da geração de energia pela tecnologia nuclear e não tem demonstrado forte vontade política nem criado mecanismos econômicos eficazes para o desenvolvimento de um programa energético que priorize as fontes renováveis - limpas e sustentáveis de energia como a solar e a eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas - e o combate ao desperdício energético”, disse Furtado.

A avaliação da AIE é incorreta, pois subestima o potencial das energias renováveis, que já geram mais energia do que os projetos da agência para a tecnologia nuclear em 2030. A energia nuclear, mesmo com todos os investimentos propostos pela Agência, ainda terá uma participação menor em 2030 do que hoje já representa as renováveis. Mesmo com um aumento de 50% na sua capacidade – o que significa a construção de 151 novos reatores até 2030 - a capacidade total instalada irá contribuir com aproximadamente 15% da eletricidade global, 3% menos do que já é gerado pelas renováveis. Além disso, o plano nuclear da AIE exigiria 200 novos reatores nos próximos 24 anos. Seguindo a proposta da AIE, os capitais e subsídios que seriam investidos em energia nuclear estrangulariam os investimentos em energias eficientes e renováveis, impedindo a grande mudança radical que a AIE está pedindo.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.