RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA CAUSA DANOS EM PEIXES DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Pesquisa Científica - 14/11/2006 - O projeto, desenvolvido pelo Inpa, estuda a relação da irradiação na região e suas conseqüências em peixes.

A penetração de raios ultravioletas (UV) na água está relacionada à quantidade de material sobre a água e à quantidade de carbono orgânico dissolvido na mesma. Essas radiações podem causar vários distúrbios fisiológicos nos peixes, tais como danos epiteliais e bioquímicos. Então, como saber se os raios estão afetando os peixes que habitam os rios da Amazônia, principalmente, os que apresentam estratégias respiratórias como o tambaqui e o pirarucu? Para isso foi desenvolvido o projeto “Efeitos da Radiação Ultravioleta no Pirarucu e Tambaqui: Análise dos Efeitos das Radiações UVA, UVB e UVR (UVA+UVB) sobre essas espécies”.

O projeto foi desenvolvido pelo pesquisador Adalberto Luís Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A pesquisa também envolveu 16 pessoas entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação e colaboradores externos e técnicos.

O estudo verificou os efeitos da radiação ultravioleta sobre os organismos aquáticos que podem ocorrer quando a mesma atinge as águas de alta transparência ou quando as espécies vêm à superfície para respirar. No caso dos peixes da Amazônia, a dependência da superfície aquática é muito maior que em outras bacias. Isso acontece porque seus ambientes são pouco oxigenados. Então, a saída dos peixes foi desenvolver estratégias respiratórias para poderem sobreviver.

Durante as pesquisas, os testes feitos com os animais demonstraram que quando eles são expostos à radiação UVB, a mesma mostrou-se mais perigosa que quando expostos à UVA ou UVR (UVA + UVB). Os estudos também comprovaram que peixes expostos à radiação ultravioleta por um período de 30 min à 4 horas, em condições controladas em laboratório, apresentam mudanças hematológicas, ou seja, alterações na glicose e no cortisol. Essas mudanças caracterizam o UV como um agente estressor.

“A exposição do pirarucu à radiação ultravioleta (UVR) por 240 minutos resultou também em um aumento significativo da proteína-C, indicando uma provável ativação de um processo inflamatório. Para estes animais, a radiação constitui um agente estressante agudo, o qual surge causando danos em vários níveis da organização biológica”, afirmou o pesquisador, acrescentando que em relação ao aumento dos danos ao DNA, os testes demonstraram claramente que o pirarucu é vulnerável à exposição ultravioleta e que a destruição de seu habitat natural, quer seja por desflorestamento, quer seja por assoreamento, pode expor o animal mais efetivamente aos efeitos nocivos desta radiação.

O pesquisador destacou que o estudo realizado com a exposição de tambaquis à radiação apresentou alterações significativas nos índices hematológicos, nas células brancas (células de defesa) e em seu desempenho natatório. Já em relação ao pirarucu, foi detectado um aumento relativo às anormalidades nucleares eritrocíticas (ENA), ou seja, causando a formação de células mutantes ou de células com erros genéticos.

Segundo ele, o pirarucu é um animal sensível e que ainda merece maior investigação, principalmente, porque seu habitat está cada vez mais modificado. Além disso, o assoreamento de rios e lagos os impõe a uma maior exposição ao UV.
Luís Mansuêto - Assessoria de Comunicação do INPA

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.