POUSADA RECEBE MULTA POR DESRESPEITAR A PIRACEMA EM ALTA FLORESTA/MT

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Alta Floresta (29/11/06) - O Escritório Regional do Ibama de Alta Floresta-MT, em fiscalização realizada ontem (28), em parceria com o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Paranaíta/MT, multou a Pousada Mantega, localizada no Rio Teles Pires, município de Paranaíta, na região conhecida como “Sete Quedas”.

Segundo levantamento feito pelo MPE/MT, na época de defeso que teve início em 06/11/06, mais de mil e duzentos peixes na modalidade “pesque e solte” teriam sido pescados, sendo neste período considerado pesca predatória. De acordo informações, nesta data, haviam saído equipes de pescadores da pousada que esperava a chegada de mais turistas.

A pousada é conhecida em toda a região de Alta Floresta, por receber centenas de turistas vindos de todas as partes do Brasil, inclusive fazendo propaganda de suas atividades pelo site www.flutuantemantega.com.br, onde oferecia informações a respeito de animais encontrados na área e até fotos de pescarias realizadas no período proibido, o que motivou o pedido de busca e apreensão feito pelo Promotor de Justiça de Paranaíta/MT e conseqüente deferimento por parte da Justiça Estadual da mesma Comarca.

Quando o Ibama foi ao local, identificou que a pousada exercia atividade potencialmente poluidora – turismo de pesca sem licença ambiental, e foi multada em R$ 50 mil. Além da apreensão de grande quantidade de equipamentos, como barcos, motores e vasto material de pesca, em cumprimento à decisão judicial. A pousada foi embargada pelo Ibama por falta de licença ambiental.

O Ibama de Mato Grosso tem dado especial atenção ao período de defeso da Piracema, já que é nesta época que a maioria dos peixes inicia um processo migratório em direção às nascentes dos principais rios, onde procuram locais apropriados para a reprodução, com temperaturas mais apropriadas e com baixa corrente, como lagoas marginais e pequenos afluentes. A partir daí iniciam o processo reprodutivo, onde o macho e a fêmea acasalam, gerando depois de alguns dias milhões de pequenos alevinos que se aproveitam destes ambientes mais calmos para se alimentarem, ganhando peso e se protegendo de outros predadores naturais. No final do ciclo, os filhotes se encaminham de mesma forma para os grandes cursos d´água, entrando na vida adulta, e iniciando o mesmo ciclo reprodutivo de seus genitores.

Assim, um exemplar fêmea capturada e abatida, porta milhões de ovas que gerariam inúmeros alevinos. A preservação deste exemplares, com a proibição da pesca no período da Piracema é de vital importância para a manutenção de todo o estoque pesqueiro das bacias hidrográficas.

No caso de Mato Grosso, o Rio Teles Pires é junto com o Paraguai, Juruena, Cuiabá, Araguaia e São Lourenço, um dos maiores rios do estado, formando uma bacia hidrográfica que percorre quase que metade de toda a região do norte de Mato Grosso.
Segundo o chefe do Escritório Regional do Ibama em Alta Floresta, Rodrigo Dutra, as fiscalizações para a manutenção do período de defeso serão intensificadas, inclusive em outros empreendimentos turísticos da região, e do extremo sul do Pará, visando o cumprimento da Lei e a manutenção dos estoques pesqueiros para as futuras gerações.
Ibama/Esreg Alta Floresta/MT

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.