APPLE É A PIOR COLOCADA NA NOVA EDIÇÃO DO GUIA DOS ELETRÔNICOS VERDES DO GREENPEACE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

07-12-2006 – Amsterdã - Empresa não tem políticas nem práticas adequadas para eliminar produtos tóxicos de seus produtos e promover a reciclagem. A Nokia, por sua vez, ficou em 1o. lugar

O Greenpeace publicou nesta quarta-feira (6/12) a mais recente edição do seu “Guia dos Eletrônicos Verdes”, com um ranking dos principais fabricantes de computadores e telefones celulares do mundo. Entre as 14 empresas listadas, a Apple dos badalados iPods e iMacs ficou em último lugar por não oferecer políticas e práticas adequadas de reciclagem e eliminação de substâncias tóxicas de seus produtos. No topo do ranking aparece a Nokia - no entanto a empresa ainda precisar determinar um prazo para eliminar por completo o PVC de seus produtos.

No geral, boa parte das empresas avaliadas demonstrou comprometimento com processos mais adequados de produção. Há bons sinais de que seus produtos estejam ficando mais ecológicos.

"Estamos testemunhando uma grande mudança global em direção a PCs mais ecológicos. Empresas como a Acer e Lenovo, grandes fabricantes de computadores, se comprometeram a eliminar o uso de boa parte dos produtos tóxicos utilizados atualmente", afirma Iza Kruszewska, da campanha de tóxicos do Greenpeace Internacional. "A maioria das empresas já atinge uma pontuação acima da média no ranking do guia, o que é bom. Apenas cinco empresas falharam em atingir essa marca (Panasonic, LGE, Samsung, Toshiba e Apple). Mas o que estamos percebendo é que as grandes marcas do setor estão aos poucos adotando uma política de precaução em relação às substâncias tóxicas usadas até agora no processo de fabricação dos produtos, e se comprometendo a eliminá-las. Elas aprenderam também que como produtoras de bens de consumo, são responsáveis por financiar campanhas de reciclagem para os produtos que foram descartados", diz Kruszewska.

"O último lugar da Apple se justifica porque a empresa simplesmente não melhorou em nada em suas políticas ou práticas desde que o ranking foi criado, há quatro meses. Praticamente todos os seus concorrentes melhoraram suas políticas ambientais", afirma Kruszewska. "Apesar de ser a líder mundial em inovação e design, a Apple está perdendo a corrida para as demais empresas do setor."

Motorola foi a empresa que mais subiu no ranking. Na versão inicial do guia, lançada em agosto passado, a empresa estava na segunda pior posição da lista. Mas conseguiu se recupera graças às iniciativas que tomou. Agora, aparece em quarto lugar. A Lenovo também tomou providências importantes, subindo da última posição para o oitavo lugar. A Fujitsu-Siemens e a Acer também obtiveram sucesso em suas iniciativas e agora aparecem respectivamente em terceiro e sétimo lugares.

LGE, Samsung e Sony perderam alguns pontos por não terem cumprido seus compromissos com a responsabilidade de produtor individual; em vez disso, as empresas estão apoiando nos Estados Unidos uma legislação que transfere a responsabilidade pela reciclagem de produtos para os consumidores.

"As empresas parecem responder mais à competição do que à consciência. Ao colocar o holofote nas principais empresas de produtos eletrônicos e desafiando-as a ser melhor do que as concorrentes, o Guia de Eletrônicos mais Verdes teve sucesso em motivar as empresas a melhorarem suas políticas em relação a produtos tóxicos e reciclagem", explica Kruszewska.

RANKING DAS EMPRESAS MAIS VERDES DO SETOR ELETRÔNICO (dezembro 2006)

1 Nokia (7.3/10)
2 Dell (7/10)
3 Fujitsu-Siemens (6/10)
4 Motorola (6/10)
5 Sony Ericsson (5.7/10)
6 HP (5.7/10)
7 Acer (5.3/10)
8 Lenovo (5.3/10)
9 Sony (5/10)
10 Panasonic (4.3/10)
11 LGE (4/10)
12 Samsung (4/10)
13 Toshiba (3.7/10)
14 Apple (2.7/10)

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.