MINAS CADASTRA NOVAS ÁREAS DE SOLTURA DE ANIMAIS APREENDIDOS PELO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

Belo Horizonte (19/12/06) - Minas Gerais acaba de ganhar quatro novas áreas para reintroduzir animais silvestres na natureza. Essa iniciativa faz parte do Projeto ASAS (Área de Soltura de Animais Silvestres), que tem como objetivo identificar áreas com capacidade para receber animais silvestres apreendidos.

Coordenado pelo Núcleo de Fauna do Ibama/MG, o projeto foi criado para favorecer a reintrodução à natureza de animais capturados e evitar o acumulo de bichos no CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres). Essa também é uma maneira de devolver os animais a locais adequados para sobrevivência e promover o revigoramento da fauna local.

As novas áreas cadastradas têm a “Mata Atlântica” como bioma predominante e estão localizadas na região do Vale do Aço e do município de Nova Lima. A menor delas possui extensão de duzentos hectares e a maior de 1.500 hectares. De todas as áreas cadastradas pelo Ibama em Minas, a maior tem cerca de três mil hectares.

O superintendente do Ibama em Minas Gerais, Roberto Messias Franco, destaca a importância do projeto. “Melhorar a gestão da fauna silvestre de Minas Gerais sempre foi uma das prioridades de nossa gestão. A construção do novo Centro de Triagem e a certificação de novas áreas de soltura elevou o nível do atendimento dispensado aos animais. E a demanda tem crescido. Apenas em Belo Horizonte deveremos receber este ano cerca de seis mil animais”.

Projeto

O Projeto ASAS foi implantado em 1994, e registra um total de quarenta áreas em todo estado. Em função dos bons resultados obtidos através deste trabalho, o Ibama pretende ampliar ainda mais o Projeto.

Para ser cadastrada é necessário que a área tenha extensão representativa e que o proprietário se comprometa a assegurar a proteção do local. Também é preciso que seja feita uma análise pelos técnicos do Ibama para identificar espécies existentes no local e o bioma específico da área.

Além disso, a espécie deve ocorrer naturalmente no lugar, é necessário que o animal seja recém-capturado, e ainda ter sido capturado próximo ao local da Área. Se a soltura não for feita adequadamente, existe um risco de desequilíbrio do Meio Ambiente. Por esse motivo, o CETAS do Ibama em Minas, procura sempre fazer a reintrodução dos animais, dentro das áreas cadastradas no Órgão.

Para o técnico do Núcleo de Fauna do Ibama/MG, Mauro Guimarães as parcerias do Ibama como empresas privadas são importantes, e também favorecem o retorno dos animais a natureza.
Ester Junia

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.