NOVA LEI CRIA RESERVAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA JURÉIA-ITATINS
Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

27/12/2006 - O governador Cláudio Lembo recebeu hoje (26/12), no Palácio dos Bandeirantes, um grupo de moradores tradicionais da Estação Ecológica Juréia-Itatins – EEJI, que veio agradecer pela promulgação da Lei nº 12.406, de 12 de dezembro último. A lei, além de expandir a área da unidade de conservação, cria as Reservas de Desenvolvimento Sustentável – RDS, beneficiando diretamente as comunidades das vilas de moradores na Barra do Una, Despraiado e Una da Aldeia, que poderão desenvolver atividades econômicas para o seu sustento.

Suscinto em sua exposição, o governador creditou os méritos ao secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, e ao presidente da Fundação Florestal, Paulo Nogueira-Neto, “que foram firmes no encaminhamento e na defesa da proposta na Assembléia Legislativa”.

Goldemberg, por sua vez, ressaltou a coragem do governador em assinar uma proposta que “corrigiu uma distorção histórica” estabelecendo os limites de forma a atender as expectativas das comunidades tradicionais. “Em compensação, o Estado ampliou a área da estação ecológica”, disse.

Esse trabalho, segundo o secretário, contou com a colaboração de Paulo Nogueira-Neto e de José Pedro de Oliveira Costa, que trabalharam para a implantação de uma unidade de desenvolvimento sustentável, a partir da proposta de implantação dos mosaicos de áreas protegidas.

Lembrou, ainda, que um trabalho idêntico está sendo desenvolvido no Parque Estadual do Jacupiranga.
A reunião contou também com a presença do prefeito de Iguape, Ariovaldo Trigo Teixeira, que ressaltou a necessidade, agora, de prover as Reservas de Desenvolvimento Sustentável de infra-estrutura, como estradas, escolas e postos de saúde. Para o presidente da União dos Moradores da Juréia, Arnaldo Rodrigues, que estava acompanhado de cerca de 20 pessoas, é preciso ainda capacitar a população para desenvolver atividades econômicas dentro do conceito da sustentabilidade.

O mosaico

A EEJI, segundo o decreto, passou a contar com um mosaico de áreas protegidas com um total de 117.602 hectares, dos quais 102.213 em terra e 15.389 no mar. A proposta, substitutiva ao Projeto de Lei 613, que previa a criação de RDSs Reservas de Desenvolvimento Sustentável, sem definir os locais de implantação dentro da EEJI, foi elaborada a partir de uma ampla negociação com os deputados autores do PL 613, representantes dos moradores locais e dos municípios de Peruíbe e Iguape.

O substitutivo propôs a incorporação da Estação Ecológica dos Banhados de Iguape e a criação dos parques estaduais do Itinguçu, em Peruíbe, e do Prelado, em Iguape. A criação das RDSs atendeu à Lei 9.985, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, e garante a participação da população local na elaboração dos planos de manejo de cada unidade. Esses planos levarão em conta as condições e necessidades locais, de forma a garantir a sustentabilidade do modo de vida das populações residentes. Serão reconhecidos como moradores locais os cadastrados conforme previsto no Decreto 32.412/90: os residentes que tenham moradia habitual na área ou os que se dediquem à cultura de subsistência, prestação de serviços ou outras atividades contempladas pelo plano de manejo da respectiva unidade de conservação.

O mosaico das áreas protegidas da Juréia-Itatins encerra uma área 117.602 hectares, compostos por: EEJI 92.223 ha (85.270 ha em terra e 6.953 ha no mar); PE Itinguçu - 8.148 ha (5.728 ha em terra e 2.420 ha no mar); PE Prelado - 4.681 ha (2.096 ha em terra e 2.585 ha no mar); RDS Barra do Una - 3.253 ha (302 ha em terra e 2.951 ha no mar); RDS Despraiado - 2.028 ha em terra; RDS Una da Aldeia - 6.789 ha em terra; e RVS - 480 ha no mar).
Foto: Pedro Calado

     

 

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.