NOTA DO IBAMA/MG SOBRE ANIMAIS SILVESTRES EM CATIVEIRO NO CETAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

Belo Horizonte (10/01/07) – A Superintendência do Ibama em Minas Gerais tem recebido várias ligações de pessoas interessadas em adotar animais silvestres após matéria que foi ao ar em rede nacional na última terça-feira (9) sobre animais silvestres em cativeiro, realizada nas dependências do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Escritório Regional do Ibama em Juiz de Fora.

O Núcleo de Fauna do Ibama em Minas Gerais informa que não é possível a adoção de animais silvestres que estão nos Centros de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, uma vez que estes animais se encontram sob avaliação médico-veterinária. Essa avaliação é que irá determinar as possibilidades de destinação dessas espécies à natureza através do Projeto ASAS - Área de Soltura de Animais Silvestres, que tem como objetivo identificar áreas com capacidade de receberem animais silvestres apreendidos.

Caso estejam impossibilitados de retornar à vida livre serão relocados para composição de plantéis de criadores conservacionistas e comerciais. Dentro da atual legislação não existe o conceito de adoção de animais silvestres no âmbito da gestão dos recursos naturais pelo Ibama.

Aproveitamos também para informar que a Resolução do CONAMA nº 384, de 27 de dezembro de 2006, que disciplina a concessão de depósito doméstico provisório de animais silvestres não se constitui uma via de legalização da posse de animais em situação irregular, como tem sido divulgado.

Pessoas que mantêm em cativeiro qualquer espécie silvestre da fauna brasileira estão sujeitas à multa que varia de R$ 500,00 a R$ 5 mil por animal. Denúncias sobre tráfico e venda ilegal de animais silvestres podem ser feitas por intermédio da Linha Verde no 0800-618080. Não é necessário se identificar.


Sobre o Projeto ASAS - Coordenado pelo Núcleo de Fauna do Ibama/MG, o projeto foi criado para favorecer a reintrodução de animais capturados à natureza e evitar o acúmulo de animais no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Essa também é uma maneira de devolver os animais a locais adequados para sobrevivência e promover o revigoramento da fauna desses locais.

O Projeto ASAS foi implantado em 1994 e registra um total de 40 áreas em todo estado. Em função dos bons resultados obtidos com este trabalho, o Ibama pretende ampliar ainda mais o Projeto.

Para ser cadastrada é necessário que a área tenha extensão representativa e que o proprietário se comprometa a assegurar a proteção do local. Também é preciso que seja feita uma análise, por técnicos do Ibama, que irão identificar espécies existentes no local e o bioma específico da área.

Além disso, a espécie deve ocorrer naturalmente no lugar, e é necessário que o animal seja recém-capturado, ou ter sido capturado próximo ao local da área. Se a soltura não foi feita adequadamente, existe um risco de desequilíbrio do meio ambiente. Por esse motivo, o Cetas do Ibama/MG, procura sempre fazer a reintrodução dos animais dentro das áreas cadastradas no instituto. As parcerias do Ibama com empresas privadas são importantes e também favorecem o retorno dos animais à natureza.
Roberto Messias Franco
Superintendente Ibama em Minas Gerais

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.