MELHOR GESTÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. O COMPROMISSO DA NOVA DIRETORIA DA ABAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2007

02/02/2007 - A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), conta com nova diretoria. A solenidade de posse aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 1º, no Centro Brasileiro Britânico, na capital. A gerente da Divisão de Qualidade de Solo, Água Subterrânea e Vegetação da CETESB, Dorothy Pinatti Casarini, assumiu a 2ª vice-presidência, que tem como 1º vice-presidente Everton Luiz Costa Souza (PR) e Everton de Oliveira (SP), como presidente, para uma gestão de dois anos.

A chapa eleita conta ainda com Benjamim Gomes de Morais Vasconcelos Neto (PE) no cargo de secretário executivo; Claudio Pereira Oliveira (RS) na secretaria geral e Eduardo Chemas Hindi (PR) na tesouraria. O evento foi prestigiado pelo presidente da Agência Nacional de Água, José Machado; pelo presidente da CETESB, Fernando Rei; pelo coordenador da área de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Rui Brasil, que representou o secretário Xico Graziano; e pelo secretário-adjunto da Secretaria de Energia e Saneamento, Ricardo Toledo Silva, entre outros. Um destaque especial foi a presença do professor Aldo Rebouças, geólogo e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, uma das maiores autoridades em recursos hídricos no Brasil.
A nova proposta de trabalho da diretoria eleita visa ampliar a representatividade e participação do hidrogeólogo no mercado de trabalho; um maior fortalecimento da imagem da ABAS através dos meios de comunicação e junto aos Comitês de Bacias; uma maior aproximação com entidades congêneres e com os setores de clientes dos associados da entidade, como indústria, agronegócios, habitacional, petróleo e outros; a realização de eventos e cursos regulares; o incentivo à formação de núcleos estaduais; a sua melhor inserção na comunidade internacional e, principalmente a promoção e a divulgação das vantagens do uso das águas subterrâneas, difundindo as normas técnicas relativas a poços tubulares em todos os âmbitos, sejam federais, estaduais, municipais ou ligados a empresas privadas.

A representante da CETESB na nova diretoria fez questão de fazer um alerta aos presentes, ao encerrar o evento. Segundo Dorothy Casarini, apesar do Brasil possuir reservas significativas de águas subterrâneas, a precária e freqüente ausência de gestão desses recursos, sem zoneamento de áreas de proteção de recarga, sem a falta de planejamento e adequado uso e ocupação do solo e mais as captações indiscriminadas, resultam em efeitos adversos que levam a contaminação das águas e o rebaixamento das reservas.
Foto: Pedro Calado

     

 

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.