RECURSOS HÍDRICOS: MINISTÉRIO VAI CRIAR GUIA PARA GESTÃO DE BACIAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2007

10 de Fevereiro de 2007 - Priscilla Mazenotti - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Um estudo pioneiro no país vai buscar fazer a integração entre a Gestão de Recursos Hídricos e o Gerenciamento Costeiro. Na prática, o estudo vai permitir a criação de um guia para auxiliar a criação dos planos de gestão de bacias hidrográficas. "Para que se entenda que a quantidade e a qualidade da água que se demanda na bacia tem de ser compatível com a quantidade e a qualidade de uso que as pessoas que moram na zona costeira dependem. Haverá uma qualidade de água na zona costeira melhor do que você tem hoje”, explicou o gerente da gerência costeira e marinha do Ministério do Meio Ambiente, Ademilson Zamboni.

Segundo o especialista, o estudo fará com que as águas que chegam nas cidades litorâneas tenham melhor qualidade. “A água das bacias hidrográficas, que já vem sido usada no alto curso dos rios, chega nessas áreas costeiras com uma qualidade muito abaixo daquilo desejado para as atividades que se desenvolve”, acrescentou.

Os resultados desse primeiro estudo será divulgado em setembro. Foram escolhidas, à princípio, duas bacias do Espírito Santo: a do Rio Jacareípe e a do Rio Piraquê-Açu. “Essas bacias são muito diferentes. Uma é bastante ocupada, quase na região metropolitana de Vitória e a outra tem uma ocupação muito baixa e grande potencial natural para ser explorado. Teremos condições, nessas duas bacias, de estudar como as variáveis se comportam”, disse.

Rio Grande do Sul investiga morte de peixes no litoral

5 de Fevereiro de 2007 - Shirley Prestes - Repórter da Agência Brasil - Porto Alegre - A Fundação de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam) está investigando uma nova mortandade de peixes no estado. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), cinco toneladas de tainhas foram encontradas mortas em Tavares, na região norte gaúcha. Os animais foram achados ao longo de 40 quilômetros de praia, a 217 quilômetros da capital, Porto Alegre.

O gerente regional da Fepam Litoral Norte, Mattos´Allém Roxo, acompanhado pelo Comando Ambiental da Brigada Militar, recolheu amostras dos peixes e da água, que serão analisados em laboratório. A Fepam não descarta a hipótese de pesca predatória ou a possibilidade de algum acidente ambiental com lançamento de efluentes.

A titular da Sema, Vera Callegaro, e o diretor-presidente da Fepam, Renato Breunig, que estão acompanhando as ações, divulgarão nesta terça-feira (6) o relatório sobre outra mortandade de 40 toneladas de peixes, ocorrida em 23 de janeiro último, em Pelotas, no Sul do estado.

“Com a piracema rigorosa, muitos cardumes sobem o canal São Gonçalo. A migração natural no local foi interrompida pelo fechamento da eclusa do canal”, adiantou Breuning sobre os fatores que provocaram o acidente ambiental.

Ele explicou que os cardumes se desviam para os arroios urbanizados, sem capacidade de suporte para tamanha biodiversidade. A baixa vazão nos arroios, decorrente dos barramentos para atividades diversas, também está entre as causas da mortandade.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.