DOAÇÃO DE PELES A RITUAL INDÍGENA BORORO EVITA A CAÇA DE ONÇAS PINTADAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2007

Cuiabá (11/04/07) - A Superintendência do Ibama no Mato Grosso doou peles apreendidas pelas Gerências Executivas de Sinop e Barra do Garças para a Fundação Nacional do Índio (Funai) visando permitir a continuidade de um dos mais importantes rituais da comunidade Bororo (etnia Boe), da Aldeia Córrego Grande, na Terra Indígena Tereza Cristina, município de Santo Antonio do Leverger/MT. A liberação das peles para o ritual da cultura Bororo evitou a caça de onças pintadas (Pantera onca).

Neste último final de semana, de 6 a 8 de abril, as peles já foram utilizadas no funeral do Chefe de Tradição José Upe (cágado, espécie de quelônio), falecido em 18 de janeiro passado. Durante o funeral ocorre uma seqüência de eventos como entoação de cantos, danças, refeição, desenterro e limpeza dos ossos que são pintados e emplumados, além da destruição dos pertences do morto, auto-flagelação, depósito dos restos mortais em urna funerária (Bakité) e a iniciação de jovens bororos.

Além do superintendente do Ibama/MT, acompanhou também o funeral o chefe do Centro de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav) no Mato Grosso e que desenvolve estudos em etnoespeleologia. No final do ano passado, a Funai formalizou junto ao Ibama o pedido de doação de peles de animais, principalmente peles de onça que são utilizadas para realizar o ritual de vingança do morto, durante os funerais Bororo.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.