GREENPEACE PROTESTA COM CEMITÉRIO DE BALEIAS EM FRENTE A CONSULADOS E EMBAIXADAS DA NICARÁGUA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2007

11-04-2007 - São Paulo - Manifestação e abaixo-assinado em São Paulo pedem que o governo da Nicarágua pare de apoiar o Japão e a caça às baleias na Comissão Internacional de Baleias. Protestos acontecem em oito países da América Latina, Europa e Austrália.

O Greenpeace levou para a frente do consulado da Nicarágua, em São Paulo, cem caudas de baleias para protestar contra o apoio do país à caça às baleias. A Nicarágua é o único país da América Latina que integra o bloco pró-caça, liderado pelo Japão, na Comissão Internacional da Baleia (CIB).

O mesmo protesto aconteceu simultaneamente em mais oito cidades na Argentina, Chile, México, Colômbia, Portugal, Austrália, Espanha e Nicarágua.

As caudas simbolizaram as centenas de baleias mortas anualmente, numa matança promovida sobretudo pela indústria baleeira do Japão. Também foi protocolado no consulado um abaixo-assinado coletado na Feira da Liberdade no dia 1º de abril, com cerca de 3 mil assinaturas, muitas delas de descendentes de japoneses que vivem no Brasil, pedindo o voto pró-conservação da Nicarágua na CIB.

“A Nicarágua tem muito a ganhar com a conservação, incentivando o turismo de observação de baleias, que proporciona renda às comunidades costeiras. Esse tipo de turismo já ocorre em pelo menos 87 países e atrai mais de 9 milhões de pessoas, representando um ganho de US$ 1 bilhão por ano”, afirmou Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de baleias do Greenpeace.

A próxima reunião da comissão acontece em Anchorage, no Alaska (EUA), em maio. Na reunião do ano passado, em São Cristóvão e Névis, no Caribe, a Nicarágua se posicionou a favor da “Declaração de São Cristóvão e Névis”, que entre outros pontos classificou a moratória da caça, estabelecida em 1986, como desnecessária, e coloca as baleias como uma ameaça à segurança alimentar mundial. Esses argumentos, sem nenhuma credibilidade ou justificativa plausível, ameaçam diversas espécies de baleias que já se encontram em risco de extinção.

O Greenpeace pede à Nicarágua que integre o grupo conservacionista, formando, junto com o bloco dos países latino-americanos, o “Continente Amigo das Baleias”, onde não se caçam baleias, nem para fins científicos, como alega o Japão.

“A Nicarágua tem que apoiar o bloco conservacionista, como todos os outros países do continente, e defender a sua proteção, como a criação de uma área de proteção denominada Santuário de Baleias do Atlântico Sul, proposta pelos governos do Brasil e Argentina desde 1999”, afirmou Leandra.

Ontem o governo da Nicarágua anunciou que não apoiará a caça na próxima reunião do CIB. No comunicado, o governo afirmava que vai apoiar a preservação das baleias e defendeu a Declaração de Buenos Aires, que estabelece uma moratória de caça dos cetáceos e rejeita a morte de baleias para fins científicos.

No entanto, o anúncio não impediu a realização dos protestos. Segundo o coordenador da campanha de defesa dos oceanos do Greenpeace Internacional, Milko Schvartzman, o Greenpeace recebeu bem a declaração, mas alertou que não vai parar enquanto a nova posição da Nicarágua não esteja concretizada pelas votações na CIB.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.