PANTANAL DEBATE IMPACTO DO FOGO NOS SÍTIOS DO PATRIMÔNIO MUNDIAL NATURAL DO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2007

Brasília (26/04/07) - O uso do fogo no espaço agrário brasileiro tem sido responsável pela devastação de imensas áreas de cobertura vegetal todos os anos no Brasil, provocando anualmente mais de 200 mil focos de calor. A atividade vem resultando em sérias implicações sócio-ambientais e pondo em risco áreas protegidas tais como os Sítios do Patrimônio Mundial Natural reconhecidos pela Unesco. Para debater o assunto, será realizado, nos dias 27 e 28 de abril o seminário sobre Prevenção, Combate a Incêndios Florestais e Proteção da Fauna no Sítio do Patrimônio Mundial Natural no Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal Mato-Grossense.

O evento será aberto amanhã (27), 8h30, no sindicato rural de Poconé e terá a participação do Coordenador do Setor de Ciências Naturais da Unesco no Brasil, Celso Schenkel, do Chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Elmo Monteiro, além de 70 técnicos especializados da áreas, representantes governamentais, sindicatos rurais e secretarias de meio ambientes da região e outros atores locais.

O objetivo do seminário é congregar num espaço de diálogo democrático os principais grupos sociais e entidades envolvidas com a gestão dos recursos naturais no meio rural e instituições preocupadas com o desenvolvimento de pesquisas científicas e ações que visem à substituição do uso do fogo nas atividades agrosilvipastoris, representando um esforço conjunto da sociedade brasileira pela preservação de áreas protegidas como os sítios.

No Brasil, existem sete sítios naturais junto à Unesco: Parque Nacional do Iguaçu (1986) ; Costa do Descobrimento Reservas de Mata Atlântica (1999), Mata Atlântica Reservas do Sudeste (1999), Área de Conservação do Pantanal (2000), Complexo de Conservação da Amazônia Central (2000/2003), Ilhas Atlânticas Brasileiras: Fernando de Noronha e Atol das Rocas (2001) e Área de Proteção do Cerrado: Parques Nacionais Chapada dos Veadeiros e Emas (2001). Os sítios são considerados excepcionais do ponto de vista da diversidade biológica e da paisagem. Neles, a proteção ao ambiente, o respeito à diversidade cultural e às populações tradicionais são objeto de atenção especial. Eles geram, além de benefícios à natureza, uma importante fonte de renda oriunda do desenvolvimento do ecoturismo.

O seminário é uma iniciativa conjunta do Ibama e da Unesco na busca de alternativas que reduzam o potencial que muitas atividades realizadas no meio rural têm de promover danos a essas áreas. A idéia é estimular a substituição gradual do uso do fogo nas atividades agrosilvipastoris no entorno de unidades de conservação, o que contribuiria para uma redução significativa de um dos principais riscos à integridade dos sítios, que têm reconhecida relevância ambiental para o Brasil e o mundo.

O encontro está sendo realizado no âmbito do Programa Conservação da Biodiversidade nos Sítios do Patrimônio Mundial Natural no Brasil (Projeto BRA-Patrimônio) e do Prevfogo/Ibama. O Projeto BRA-Patrimônio é um Acordo de Cooperação Técnica entre a Unesco, o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama, a United Nations Foundations (UNF), o World Wildlife Fund (WWF), The Nature Conservancy (TNC) e Conservação Internacional (CI).

Entre os assuntos que serão discutidos no seminário estão: O uso do fogo no espaço agrário a cerca da proteção do ambiente Pantanal - suas conseqüências sócio-ambientais e mudanças climáticas globais, unidades de conservação e conflitos com o meio rural, combate a Incêndios e proteção à fauna no Sítio do Patrimônio Mundial Natural do Brasil no Pantanal Matogrossense, manejo de pastagens e alternativas ao uso do fogo no meio rural, experiências e propostas de substituição ao uso do fogo em atividades agrosilvipastoris e no espaço agarário.

+ Mais

Sede do Ibama/PB é adequada a normas de acesso a portadores de deficiência

João Pessoa (27/04/07) - A Superintendência do Ibama no Estado da Paraíba inaugurou hoje as obras de adequação do prédio da sede às normas de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência, mais notadamente aos que têm dificuldade de locomoção. Foram construídas rampas para o acesso aos dois pavimentos, propiciando um deslocamento seguro por parte dos usuários e servidores do órgão. As obras propiciaram uma nova imagem para a sede da Superintendência.

Nos quadros do Ibama/PB há cinco servidores com dificuldade de locomoção que serão favorecidos com essas obras, além dos usuários que se encontram nessas condições. De acordo com o Analista Ambiental Ronilson Paz, que logrou êxito no concurso de 2002 nas vagas destinadas aos portadores de deficiência, "na atual conjuntura de dificuldades, inclusive financeiras, por qual o IBAMA passa, merece louvor os esforços da atual administração, composta exclusivamente por servidores efetivos do órgão, que teve a preocupação adequar às instalações antigas às normas de acessibilidade".

Foram ainda construídos 810 m² de calçamento, que servirão de base para a instalação da futura garagem coberta dos veículos oficiais, cujos recursos necessários já foram solicitados à administração central do Ibama. Segundo o Superintendente do Ibama na Paraíba, o Analista Ambiental Ivan Coutinho Ramos, "o apoio recebido por parte da Presidência do Ibama e da Diretoria de Gestão Estratégica foram de suma importância para a concretização destas obras, que são necessárias à instituição".

Segundo o Superintendente do Ibama na Paraíba, o analista ambiental Ivan Coutinho Ramos, "o apoio recebido por parte da Presidência do Ibama e da Diretoria de Gestão Estratégica foram de suma importância para a concretização destas obras, que são necessárias à instituição. Por outro lado, contou-se com o engajamento dos servidores que, passados 13 anos de gestões desastrosas, viram que, mesmo diante da crise por que passa o Ibama, se conseguiu resultados positivos. Para a conclusão da obra, os servidores cotizarem-se para custear as despesas com a pintura do prédio da sede da Superintendência, além de outros serviços relacionados à imagem da instituição, como a pintura da logomarca do Ibama. Coisas simples, mas que nunca tivemos nas outras administrações".
Gutemberg Pádua

Operação “Areia” lavra R$ 10,5 mil em multas no Mato Grosso

Juína (26/04/07) - Em operação denominada Areia, visando coibir a extração ilegal de areia no Mato Grosso, a Gerência Executiva do Ibama em Juína apreendeu dois caminhões; dois motores estacionários usados na extração de areia; duas bombas d´água. A equipe de fiscalização embargou 2,02 de hectares, em uma Área de Proteção Permanente (APP). Ao todo foram lavrados R$ 10.500,00 em multas. As empresas foram, ainda, notificadas dos ilícitos ambientais praticados e o Ibama/MA está averiguando a situação cadastral das infratoras.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.