REGIÃO DA SERRA QUER ADERIR AO LICENCIAMENTO
AMBIENTAL DE IMPACTO LOCAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2007

(28/04/2007) A secretária do Estadual do Meio Ambiente (Sema), Vera Callegaro e o secretário-adjunto José Carlos Breda entregaram ao prefeito de Coronel Pilar, Adelar Loch, Certificado de Habilitação para o licenciamento ambiental do município, aprovado recentemente pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). Ao todo, são 157 municípios credenciados para o licenciamento ambiental de impatco local.

Bento Gonçalves, município sede da Interiorização do governo do Estado realizada sexta-feira (27), protocolou requerimento no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA), coordenado por Niro Afonso Pieper, programa da Secretaria do Meio Ambiente, visando sua qualificação para o licenciamento de impacto local.

A secretária Vera Callegaro recebeu secretários e técnicos de Meio Ambiente de municípios interessados na habilitação para licenciamento ambiental durante a interiorização. Procuram orientação e esclarecimentos os municípios de Nova Araçá, Gramado, Guaporé, Montauri, Cotiporã.

A governadora Yeda Crusius, juntamente com a secretária Vera Callegaro entregou na ocasião mais três licenças ambientais liberadas pela Fepam. A Oleoplan S/A Óleos Vegetais Planalto, do município de Veranópolis, recebeu a Licença de Operação (LO) para a extração de óleos vegetais e produção de biodiesel. Já a Indústria Vinícola Adega da Serra, de Monte Belo do Sul, recebeu licença prévia (LP), para a implantação da atividade de fabricação de vinhos e espumantes. E a Telasul, de Garibaldi, licença prévia para ampliação da fábrica em Garibaldi.

+ Mais

Callegaro participa da 85ª Reunião do Conama em Brasília

(24/04/2007) A secretária Estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro, viaja hoje à tarde para Brasília, onde participa da 85ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que acontece nos dias 25 e 26 de abril.

Além da apresentação dos novos conselheiros, a reunião do Conama vai discutir gestão compartilhada de Unidades de Conservação (UC) com as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, (OSCIP’s); processos de recursos de multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA, entre outros assuntos.

Será referendada também a resolução Conama 388/07, que convalida a resolução 33, de dezembro de 1994, que define os estágios sucessionais de vegetação da Mata Atlântica no RS, viabilizando critérios, normas e procedimentos para o manejo, utilização racional e conservação da vegetação natural.

Além da 85ª Reunião Ordinária do Conama, a secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro, participa, hoje à noite, da Reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema), e amanhã se reúne com o diretor de Qualidade Ambiental do Ibama, Márcio Rosa Rodrigues de Freitas, para discutir a compatibilização do sistema de arrecadação da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental no RS (TCFA), cuja lei de criação prevê a possibilidade do desconto na taxa federal de 60%, desde que instituído taxa correspondente no âmbito estadual.

Municípios da Serra se qualificam para licenciamento ambiental durante Interiorização (26/04/2007)
Aproveitando a Interiorização de Governo Estadual na Região da Serra, a secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) entrega o Certificado de Habilitação para o município de Coronel Pilar, recentemente aprovado pelo Consema. O município sede da Interiorização, Bento Gonçalves, de maior população do Corede, e ainda não habilitado, vai protocolar requerimento visando qualificação para o licenciamento ambiental local.

Durante a Interiozação, que ocorre nesta sexta-feira (27), o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA-RS), da SEMA, pretende orientar individualmente todos os municípios da região. Com a qualificação de Coronel Pilar, o número de municípios habilitados chega a 158. Isso representa 62% da população do Corede da Serra, 900 mil pessoas atendidas em 18 municípios.

O governo estadual se instala, a partir das 9h, na Casa das Artes de Bento Gonçalves, na Rua Erni Hugo Dreher, 127, onde a governadora Yeda Crusius e seu secretariado reúnem-se com prefeitos e lideranças da região. A secretária Estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro, participa da comitiva, juntamente com o secretário-adjunto, José Carlos Breda.

+ Mais

Sema participou de evento sobre consumo e produção sustentáveis

(24/04/2007) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) representou o RS na Mesa Redonda Brasileira sobre Consumo e Produção Sustentáveis (CPS), ocorrida em São Paulo nos últimos dias 19 e 20 de abril. A Sema esteve presente por meio de sua assessora técnica Ana Maria Cruzat. Foram convidados 40 especialistas para participarem do evento. A promoção foi do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Ana Cruzat presidiu uma das mesas da programação, cujo tema foi “O cenário nacional de CPS: perspectivas e desafios”. Conforme Ana, o objetivo do tema foi realizar uma retrospectiva, projetar perspectivas, desafios e tendências na implementação do CPS nos países representados no evento: Brasil, Finlândia e Reino Unido. A assessora técnica da Sema relatou a experiência do RS com o Fórum Gaúcho de Produção Mais Limpa (PmaisL), afirmando que através dele os conceitos de CPS deverão ser amplamente disseminados no Estado.

A realização da Mesa Redonda Brasileira sobre Consumo e Produção Sustentáveis serviu para a construção da proposta do País que será apresentada em Estocolmo em julho deste ano como parte das ações da agenda mundial PNUMA/UNIDO para avançar nas atividades do Plano de Implementação de Marrakech, vinculado à Declaração de Johannesburgo.

RETROSPECTIVA – Mudar os padrões não-sustentáveis de consumo e produção foi um dos principais compromissos da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+10), realizada em Johannesburgo em 2002. O Plano de Implementação de Johannesburgo (Jpol) afirmou que “mudanças fundamentais na maneira como as sociedades produzem e consomem são indispensáveis ao alcance do desenvolvimento global sustentável” e convocou a todos para o Marco de 10 Anos de Programas sobre CPS (Plano de Marrakech).

O consumo e a produção sustentáveis estão relacionados ao uso de bens e serviços que atendam necessidades básicas e tragam maior qualidade de vida, ao mesmo tempo em que minimizam o uso de recursos naturais, materiais tóxicos e emissões de resíduos e poluentes ao longo do ciclo de vida, de modo a não comprometer as gerações futuras.

Enquanto a produção sustentável se refere ao lado da oferta – enfocando os impactos econômicos, sociais e ambientais dos processos de produção - o consumo sustentável aborda o lado da demanda, destacando as escolhas dos consumidores em relação a bens e serviços, como alimentação, moradia, mobilidade e lazer, de modo a atender as necessidades básicas e melhorar a qualidade de vida.

+ Mais

Fepam informa situação do licenciamento ambiental

(24/04/2007) A Fepam tem atualmente 5.050 processos em tramitação relativos ao ano de 2006. No ano de 2007, ingressaram 1.260 novos processos, perfazendo um total geral de 6.310 processos em andamento. Nos quatro primeiros meses de 2007, foram concedidas 2.609 licenças, da quais 270 são Licença Prévia (LP), 238 são Licença de Instalação (LI) e 1419 são Licença de Operação (LO), ou seja, número superior ao da entrada de novas solicitações para licença.

Considerando um estoque de 12 mil pedidos de licenciamento pendentes ou não respondidos pela Fepam, foram realizadas consultas ao sistema de informações de licenciamento, permitindo identificar o seguinte: 2.060 são pedidos de licenciamento superados por duplicidade de demanda (projetos apresentados duas ou mais vezes); 1.300 são pedidos de licenciamento de empreendimentos de impacto local dos 157 municípios habilitados pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), portanto, não são mais da competência da Fepam; e 2.330 são pedidos de licenciamentos incompletos, que aguardam complementação de documentos ou informações por parte dos empreendedores.

Desde a sua criação, em 1991, a Fepam já emitiu mais de 129.250 licenças ambientais, o que representa o atendimento de 91% da demanda por licenciamento ambiental. Além disso, desde o dia dois de agosto de 2006 é possível acompanhar pela internet o número de Licenciamento Ambiental e os processos analisados em tempo real, através da página da FEPAM (www.fepam.rs.gov.br). Clicando em cada item é possível conhecer o número de licenças e os serviços realizados, inclusive com o porte dos empreendimentos: mínimo, pequeno, médio, grande, excepcional, incluindo percentuais.

Esta medida permite aos empreendedores do setor privado e aos responsáveis pelos órgãos públicos que demandam licenças ambientais a comprovação do intenso ritmo de trabalho do qualificado corpo técnico da FEPAM.

A FEPAM vem realizando iniciativas no sentido de aprimorar e agilizar o processo de licenciamento ambiental. Uma delas é a implementação do Balcão Ambiental na sede Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). O Balcão Ambiental é proposta inédita apresentada pela Fepam, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), com vistas a qualificar e orientar os empreendedores na forma correta de encaminhar o processo de licenciamento ambiental, de modo que os mesmos tenham condições de serem analisados pela equipe técnica.

Além de conceder as licenças, os técnicos da Fepam também emitem certificados de cadastro de laboratório ambiental, declaração de isenção de licenciamento, declaração de licenciamento municipalizado, declaração de regularidade, declaração geral, declaração de alteração da frota, autorização geral, autorização manifesto transporte de resíduo, indeferimento de isenção de licenciamento, registro de produtor agrotóxico, pareceres técnicos, atendem emergências ambientais, controle da qualidade do ar sete dias por semana em diferentes pontos do Estado e fiscalização e atuações.

A Fepam também atua na elaboração e implementação de projetos da área ambiental, realiza o monitoramento dos principais rios do Estado, elabora instrumentos de gestão, normas técnicas, participa na elaboração de propostas de legislação ambiental, integra os Comitês de Bacias Hidrográficas e Câmaras Técnicas do CONAMA e CONSEMA e atende ainda às demandas do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Poder Judiciário e Polícias Civil e Federal. Muitas destas demandas requerem inspeções e vistorias em diferentes locais do Estado.

No ano de 2006, foram atendidas 2.409 demandas dessas instituições. Participa também do SIGA – Sistema Integrado de Gerenciamento Ambiental, no qual os municípios procedem ao licenciamento das atividades de impacto local.

RESOLUÇÃO DO CONAMA – O licenciamento ambiental é regulamentado pela Resolução 237 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Conforme o artigo 14, “ o órgão ambiental poderá estabelecer prazos de análise diferenciados para cada modalidade de licença (LP. LI e LO), em função das peculiaridades da atividade ou empreendimento, bem como para a formulação de exigências complementares, desde que observado o prazo máximo de seis meses a contar do ato de protocolar o requerimento até o deferimento ou indeferimento, ressalvados os casos em que houver Estudo de Impacto Ambiental com Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), quando o prazo será de 12 meses.

Ainda de acordo com a Resolução nº 237 do CONAMA, a contagem do prazo para a concessão de licença será suspensa durante a elaboração de estudos ambientais complementares ou preparação de esclarecimentos pelo empreendedor. Ou seja, a maior parte das vezes o processo fica parado na Fepam porque o empreendedor não complementa as informações solicitadas e, quando isso ocorre, a contagem do prazo é suspensa, sendo retomada após a entrega complementar das informações.

Conforme o Diretor-Presidente Irineu Ernani Schneider, não é a Fepam quem faz as leis ambientais, sendo a competência de legislar exclusiva do Congresso Nacional e da Assembléia Legislativa, cabendo a Fepam cumprir o que está previsto na lei, finaliza.

+ Mais

Plano de Recursos Hídricos realiza encontros setoriais

(26/04/2007) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) está cumprindo um cronograma de encontros setoriais para debater o relatório de demandas pelo uso da água, que faz parte do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) em desenvolvimento.

Nesta quinta-feira (26) acontece o encontro do setor de saneamento no auditório da Universidade de Caxias do Sul. A reunião iniciou às 9 horas e segue até às 17h.

No dia 04 de maio será a vez do setor de agricultura irrigada. A reunião acontecerá no auditório da Farsul (Praça Saint Pastous, 125), em Porto Alegre, entre 9h30min e 18 horas.

O encontro setorial da geração de energia elétrica vai acontecer no dia 09 de maio, das 13h30min às 17 horas, no Centro Técnico de Aperfeiçoamento e Formação/CETAF da CEEE (Av. Bento Gonçalves, 8855, bairro Agronomia, sala 11M), em Porto Alegre.

Datas para o encontro de outros setores ainda serão definidas.

Conforme o coordenador do Plano Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Renato Paim, essa agenda de encontros busca discutir e avaliar os dados técnicos e as informações sobre o uso da água em cada setor, obtidos pelos estudos realizados pela consultoria e pela comissão de coordenação do PERH. Além disso, os participantes terão a oportunidade de contribuir com críticas, sugestões e novos dados. “O objetivo maior é transformar o diagnóstico técnico realizado pela Sema em um diagnóstico de cada setor, acordado e validado pelos atores envolvidos com os usos da água”, acrescenta Paim.

O processo de construção do PERH está amparado na participação dos diferentes grupos que compõem a sociedade gaúcha. O objetivo disso é garantir um acordo político sobre a base de informações técnicas e considerar a água como elemento natural capaz de potencializar o desenvolvimento social e econômico sustentável do RS.

“O Plano é de grande importância porque estabelecerá diretrizes que nortearão o estabelecimento de políticas públicas, bem como a definição de investimentos que serão necessários para reverter danos causados pelo uso inadequado da água, prevendo também a sua escassez”, destaca a secretária estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro.

O Plano deverá estar concluído ao final de 2007 e será encaminhado à Assembléia Legislativa para ser transformado em lei estadual.
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli
Coordenação: Jornalista Ediane Porto

+ Mais

Veículos serão fiscalizados para reduzir emissão de poluentes

(24/04/2007) O Estado do Rio Grande do Sul contará, em breve, com a Inspeção Verde. Trata-se do Programa de Inspeção e Manutenção de Veículo em uso destinado a promover o controle e a redução da poluição atmosférica e sonora de veículos automotores em circulação.

O assunto foi trazido pelo Detran à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) nesta terça-feira (24). A secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro recebeu, em seu gabinete, o diretor-presidente do Detran, Flávio Vaz Neto, acompanhado dos diretores Técnico, Hermínio Gomes Júnior, e Administrativo e Financeiro, Fernando Magalhães Coronel. Também participaram da reunião o secretário substituto da Sema José Carlos Breda e a diretora técnica da Fepam, Maria Elisa dos Santos Rosa.

A Inspeção Verde será instituída de acordo com o que dispõem resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para o controle de emissão de gases poluentes de veículos.Os procedimentos técnicos e operacionais serão definidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Fepam e Detran. Serão instalados Centros de Inspeção Ambiental distribuídos pelo Rio Grande do Sul e a validade da Inspeção Verde deverá ser anual.

Conforme a secretária Vera Callegaro, o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículo vem ao encontro da preocupação crescente com os problemas gerados pelo aquecimento global.

Um projeto de lei será encaminhado pelo Governo à Assembléia Legislativa para que o Programa seja instituído.
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli
Coordenação: Jornalista Ediane Porto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.