GM REPASSARÁ PARA FEPAM ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Maio de 2007

GM repassará para Fepam estação de monitoramento atmosférico

(03/05/2007) - A secretária estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro recebeu na tarde desta quinta-feira (03), em seu gabinete, diretores da General Motors (GM). Estiveram com a secretária os diretores de Assuntos Institucionais da GM em São Paulo, Luiz Moan Yabiku Júnior, de Relações Governamentais e Públicas da empresa em Gravataí, Marco Antônio Kraemer, e da Área Jurídica, Corporativa e Contenciosa, Ana Cássia Mercante. Acompanharam o encontro, o secretário substituto da Sema José Carlos Breda e a diretora técnica da Fepam, Maria Elisa dos Santos Rosa.

A GM repassará para a Fepam uma estação de monitoramento de emissões atmosféricas, adquirida pela empresa devido a uma das condicionantes da licença de operação da fábrica em Gravataí. Conforme os diretores, o equipamento custou em torno de R$ 1,200 milhão. A diretora técnica da Fepam, falou que o órgão ambiental deverá definir o local onde será instalada a estação.

Ao final da reunião, os representantes da GM convidaram a direção da Sema e da Fepam para uma visita à fábrica em Gravataí, que está produzindo 45 veículos por hora.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli
Coordenação: Jornalista Ediane Porto

RS adotará sistema eletrônico para controle de produtos florestais

(03/05/2007) O Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) informa que, em breve, estará substituindo o sistema de Autorização de Transporte Florestal (ATPF) e Regime Especial de Transporte (RET) pelo Documento de Origem Florestal (DOF), necessário para o transporte de produtos e subprodutos florestais de origem nativa por via aérea, rodoviária, ferroviária, fluvial e marítima.

A mudança atenderá resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que estabeleceu que, a partir de abril de 2007, o documento de transporte de produtos e subprodutos florestais deve estar de acordo com o padrão do DOF com geração, emissão e controle dos documentos por meio de sistema eletrônico e informatizado. O DOF é a licença obrigatória para o controle do transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa, a ser gerada por um sistema eletrônico centralizado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O novo documento eletrônico conterá informações sobre o produto, volume, origem e rota de transporte que serão armazenadas em um banco de dados compartilhado com todos os Estados do País. O novo sistema disponibilizará informações em tempo real e vai favorecer a transparência, possibilitando que qualquer pessoa acesse a internet e verificar se aquele documento é verdadeiro.

Outra novidade é que o próprio consumidor e comerciante de produtos e subprodutos florestais poderá imprimir o DOF sem precisar se deslocar a uma Agência Florestal do Defap ou ao órgão ambiental de municípios habilitados ao licenciamento de impacto local. O formulário será gratuito, o que não acontece atualmente na emissão de ATPF.

Ao contrário das ATPFs, válidas por até 90 dias, o DOF terá prazo de validade mais curto e variável de acordo com a distância entre a origem e o destino da carga e o tipo de transporte a ser empregado. Para a circulação da mercadoria dentro do RS o prazo é de cinco dias e para transporte interestadual, dez dias.

No RS, o sistema DOF só será adotado após o treinamento que os técnicos do Defap receberão do Ibama no período de 07 a 09 de maio, em Porto Alegre.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli
Coordenação: Jornalista Ediane Porto

CRH define aplicação do Fundo de Recursos Hídricos

(02/05/2007) O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) aprovou, em reunião extraordinária ocorrida nesta quarta-feira (02), o plano de aplicação dos valores do Fundo de Investimentos em Recursos Hídricos. Para 2007 estão previstos investimentos na ordem de 18,834 milhões de reais em projetos que já estão em andamento e outros novos.

No conjunto de ações com projetos que precisam ser complementados receberão recursos o Plano Estadual de Recursos Hídricos, a rede de monitoramento hidrológica do Lago Guaíba, o plano de bacia do rio Caí, apoio técnico e operacional ao Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, sustentação dos comitês de bacias e plano diretor de saneamento da bacia do Rio Uruguai.

Entre os novos projetos a receberem valores do Fundo estão listados os planos de bacia dos rios Gravataí e Sinos, além da rede de monitoramento hidrológico dessas bacias, o plano diretor do Programa Pró-Mar-de-Dentro, os planos das bacias dos rios Santa Maria e Taquari-Antas, publicações, especialmente sobre legislação de recursos hídricos.

O CRH também aprovou a aplicação dos valores do Fundo em cotas de 55% para a Sema, 35% para a Secretaria de Obras Públicas e 10% para demandas setoriais. Esses percentuais passarão a valer na aplicação dos recursos de 2008.

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos é presidido pela secretária estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli
Coordenação: Jornalista Ediane Porto

 
 

Fonte:Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.