ARCA DE NOÉ É RECRIADA PARA EXIGIR AÇÃO EM DEFESA DO CLIMA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2007

16 de Maio de 2007 - Istambul, Turquia, Internacional — Protesto do Greenpeace no Monte Ararat, na Turquia, convoca líderes do G8 a tomarem medidas urgentes contra o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Uma nova arca de Noé começou a ganhar forma no Monte Ararat, na Turquia, a 2.500 metros acima do nível do mar, num dramático apelo para que os líderes mundiais tomem medidas urgentes contra o aquecimento global e as mudanças climáticas.

O barco está sendo construído por voluntários do Greenpeace para mostrar que não temos muito tempo de sobra para combater o aquecimento global e evitar uma crise no clima, com inundações costeiras, seca, eventos climáticos extremos, grande aumento de doenças e êxodo de milhões de pessoas de suas casas, principalmente em países em desenvolvimento.

“A mudança climática é real, está acontecendo agora e a menos que os líderes do mundo tomem medidas urgentes e decisivas, teremos nas próximas décadas problemas inimagináveis, com sérias conseqüências para a vida do ser humano no planeta. A mensagem que enviamos aos líderes mundiais é clara: parem de evitar o assunto e tomem medidas imediatas para cortar emissões de gases do efeito estufa”, afirmou Hilal Atici, do Greenpeace Turquia.

Uma caravana de 40 cavalos levou 12 metros cúbicos de placas pré-fabricadas de madeira para o Monte Ararat para o início dos trabalhos de montagem da arca. Um time de 20 carpinteiros alemães e turcos está construindo o barco que deverá ser aberto ao público em cerimônia oficial no dia 31 de maio deste ano, um dia depois de um grupo de escaladores do Greenpeace subir ao topo do Monte Ararat, a 5.137 metros de altitude, para convocar os líderes mundiais a protegerem o clima.

Recentemente, cientistas reunidos no Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) confirmaram os potenciais impactos catastróficos das mudanças climáticas causados pela atividade humana, e sublinharam a necessidade dos países reduzirem pela metade as emissões de gases do efeito estufa até 2050.

Nos países do G8, grupo dos países mais industrializados do mundo, a redução tem que ser de 30% até 2020, em relação aos dados de 11000, e 80% até 2050.

O Greenpeace lançou no início deste ano o relatório [R]evolução Energética, que traz o caminho das pedras para se evitar os impactos das mudanças climáticas e manter o aquecimento global sob controle. O documento é um detalhado plano de como podemos reduzir as emissões de gases até 2050 usando tecnologia de fontes renováveis de energia e programas de eficiência energética, sem causar problemas ao crescimento econômico dos países e levando em consideração o aumento populacional.

“No encontro do G8, em Heiligendamm, na Alemanha, muitos anúncios deverão ser feitos em relação à necessidade de proteção do clima, mas é preciso que medidas efetivas sejam tomadas”, afirma Andree Böhling, campaigner de energia do Greenpeace. “Caso contrário, o encontro do G8 perderá uma oportunidade histórica de enfrentar o problema.”

+ Mais

ExxonMobil financia críticos do aquecimento global

18 de Maio de 2007 - Washington, Estados Unidos, Internacional — Grupos céticos em relação aos efeitos negativos do efeito estufa sobre o clima receberam mais de US$ 2 milhões da empresa petrolífera em 2006.

Uma análise dos últimos relatórios da ExxonMobil revela que a empresa tem investido pesado em organizações que usam a ciência para negar o aquecimento global.

A pesquisa dos documentos, conduzida pelo projeto ExxonSecrets, do Greenpeace – e membro da coalização Exxpose Exxon -, mostra que em 2006, a empresa gastou US$ 2,1 milhões no financiamento de uma dúzia de proeminetes grupos anti-aquecimento global.

Em resposta às crescentes críticas de entidades da sociedade civil, da Sociedade Real de cientistas britânicos e senadores americanos, entre outros, a ExxonMobil iniciou uma cuidadosa campanha de relações públicas para tentar passar a noção de que foi mal-interpretada em relação ao tema do aquecimento global.

A diretoria da empresa tem dito que não mais financia esses grupos.

“A campanha da Exxon para negar o aquecimento global já dura uma década e ajudou a encobertar a inepta política climática do governo Bush”, afirmou Kert Davies, diretor de pesquisas do Greenpeace. “Apesar da retórica pública da empresa em relação ao aquecimento global aparentemente estar mudando, na verdade eles continuam a financiar a indústria que nega o problema.”

A análise feita pelo Grenpeace mostra que a Exxon continua a financiar uma extensa rede de grupos que negam o aquecimento global e atacam o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) desde a década de 11000.

+ Mais

João Gordo cede música “Amazônia Nunca Mais” ao Greenpeace

18 de Maio de 2007 - São Paulo, Internacional — O vocalista João Gordo, do grupo punk Ratos de Porão, doou a música “Amazônia Nunca Mais” ao Greenpeace. A canção foi composta em 1989 e foi oferecida pelo também apresentador da MTV após se reunir com a organização no mês passado. João Gordo já havia contribuído com o Grenpeace em 2006, ao posar para fotos e participar de filmes publicitários do grupo na Semana do Meio Ambiente.

Em entrevista à Folha Online, João Gordo afirmou que espera ajudar na conscientização dos jovens sobre questões ambientais.

“Os Ratos de Porão se preocupam com essas causas desde a década 1980”, afirmou. “Para essa geraçãozinha de começo de século, tudo chega muito fácil, é só apertar um botão”, critica, preocupado com a falta de iniciativa por parte dos jovens.

Confira a letra de "Amazônia Nunca Mais":

"A mãe terra não é de ninguém
Assim dizia quem morava aqui
A mata virgem é força do bem
E os animais, vida e razão.
Mas o homem branco
Com seu sujo poder
Escravizou e prostituiu
Se aproveitou da pura inocência
Dos verdadeiros filhos do brasil
MORTE!
Para quem defende o verde e os animais
DOENÇAS!
Misérias, queimadas, devastação
Por que ninguém faz nada para os deter?
CUIDADO!
Senão, Amazônia nunca mais!
O mundo depende do inferno verde
O mundo depende do inferno verde
O mundo depende do inferno verde
O Guarani e Hino da Morte
Para índios, árvores e animais
O fogo queima tudo que sobrou
Infelizmente, Amazônia nunca mais!"
Jorge Cordeiro

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.