PUBLICAÇÃO APRESENTA DIRETRIZES AMBIENTAIS PARA RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Maio de 2007

(29/05/2007) Técnicos da área ambiental, que atuam em órgãos dos governos estadual e municipais e em empresas de consultoria, passarão a contar com uma referência para projetos que visam recuperação de áreas degradadas ao longo de cursos d’água. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a empresa AES Sul lançarão, no dia 31 de maio, a publicação “Diretrizes Ambientais para Restauração de Matas Ciliares”. O evento faz parte da programação da Semana Estadual do Meio Ambiente, que transcorre de 27 de maio a 05 de junho.

Conforme os técnicos do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema e da AES Sul autores do texto, a publicação vem suprir uma lacuna em termos de bibliografia relacionada a trabalhos que buscam a restauração de áreas ribeirinhas. “As diretrizes ambientais propõem uma uniformidade nos procedimentos técnicos e legais para elaboração de projetos de recuperação de matas ciliares, que são objeto de especial proteção mas que, ao longo do tempo, foram sendo impactadas pelo uso inadequado”, afirma o engenheiro agrônomo Enio Pippi da Motta do Defap, membro da equipe executora da cartilha técnica. Ele ainda salienta que o conteúdo também retrata estratégias resultantes de experiências práticas que deram bom resultados.

A cartilha contém uma tabela anexa com cerca de 200 espécies por região fitogeográfica identificadas no Inventário Florestal Contínuo do Rio Grande do Sul.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente desenvolve, desde 2003, o Programa de Restauração de Matas Ciliares em algumas bacias hidrográficas do Estado.

Importância da vegetação ciliar - Mata ciliar é toda vegetação que ocorre nas margens de rios, sangas, córregos, lagoas, nascentes e reservatórios d’água (naturais ou artificiais). Também é conhecida como mata de galeria ou de várzea, vegetação ripária e formação ribeirinha. Pelo Código Florestal Federal, as matas ciliares são consideradas áreas de preservação permanente.

Entre outros fatores, a manutenção de matas ciliares é fundamental para proteger as ribanceiras da erosão e do conseqüente assoreamento dos recursos hídricos, conservando a qualidade e o volume das águas, além de funcionar como filtro, retendo poluentes, defensivos agrícolas e sedimentos que seriam levados para dentro dos cursos d’água.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Rebio Serra Geral está com sede própria

(30/05/2007) Um prédio moderno e funcional, com 275m² de área construída, está abrigando a sede administrativa da Reserva Biológica da Serra Geral, no distrito de Barra do Ouro, em Maquiné. A solenidade de inauguração ocorreu na terça-feira (29), dentro das comemorações da Semana Estadual do Meio Ambiente, que segue até 05 de junho. A área protegida está inserida no Projeto de Conservação da Mata Atlântica no RS/banco alemão KfW.

A chefe da Rebio Serra Geral, Paola Stumpf, destacou que já foram investidos R$ 953 mil na unidade de conservação, distribuídos entre a construção da sede, equipamentos, geoprocessamento, veículo, estudo fundiário e o plano de manejo que está em fase final. “Isso possibilitou que efetivamente se proteja esta porção de mata atlântica”, falou Paola.

O Promotor de Justiça de Osório e Terra de Areia, Júlio Almeida, fez referência ao período em que havia conflito entre a conservação ambiental e a atividade dos produtores agrícolas da região. “Hoje os colonos são nossos aliados na proteção e este trabalho de pacificação foi feito pela Paola. Isso é exemplo de gestão”, destacou.

“Torna-se muito fácil todos nós conseguirmos recursos para projetos como esse, mas isso não basta se não tivermos a percepção do homem inserido no meio ambiente”, falou o secretário adjunto da Sema Francisco Simões Pires. “O desafio é sermos pró-ativos em proteger e preservar a vida”, acrescentou.

Também participaram da solenidade, o prefeito de Maquiné, Pedro Baluk; a diretora do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema, Vera Pitoni; o consultor chefe do Projeto de Conservação da Mata Atlântica/RS, Ludger Sheele; o vice-cônsul da Alemanha no RS, Stefan Rohlaender, o Comandante e o subcomandante do Comando Ambiental da Brigada Militar, respectivamente Cel. Péricles Alvarez e Ten.Cel Duarte; diretora do Museu de Ciências Naturais da FZB, Maria de Lurdes Oliveira; presidente interina da FDRH, Ledi de Oliveira Teixeira; membros do Conselho Consultivo da Reserva, representantes da Emater e da Corsan.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.