PPG-7 PERSEGUE MELHORIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM 2007

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

11/06/2007 - Rubens Júnior - O Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7) desenvolverá, em 2007, pelo menos três grandes ações estratégicas, buscando fortalecer a gestão do conhecimento sobre aquela área, em benefício da capacitação dos gestores públicos e dos entes privados que desenvolvam projetos em favor do ambiente. A coordenação do Programa planejou para os próximos meses três grandes debates em seminários-palestras sobre o tema, dois cursos sobre gestão de informações, além da criação de uma biblioteca digital e de um portal que permita a formação de uma rede estratégica de gestão do conhecimento sobre a Amazônia. Essas iniciativas têm por finalidade também criar condições favoráveis ao processo de substituição do PPG-7 pelo Programa Amazônia. O MMA entende que, após doze anos de existência, o PPG-7 precisa de uma reformulação institucional, de novos objetivos e metas.

Seminários - O primeiro dos três seminários previstos até aqui, intitulado As Estratégias de Gestão do Conhecimento, ocorrerá em agosto, em Brasília. Assim como os outros, esses eventos serão dirigidos aos funcionários, coordenadores, dirigentes do MMA e dos quadros do PPG-7 e do Projeto de Apoio ao Monitoramento e Análise (AMA), mas o público externo poderá participar. Os palestrantes convidados do primeiro seminário são: Vicente Falcone, do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG); José Cláudio C. Terra, da ONG TerraForum; Antônio Raimundo dos Santos, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, e Espartaco Madureira Coelho, do Ministério da Educação. Os dois primeiros falarão sobre gestão do conhecimento nas corporações privadas, enquanto os dois últimos abordarão a gestão no setor público.

O segundo seminário será realizado em Manaus e em Brasília, inicialmente em setembro. O tema central do encontro será As Expectativas da Gestão do Conhecimento entre os Projetos e Subprogramas do PPG-7 numa transição para o Programa Amazônia. O palestrante ainda será definido entre os consultores e técnicos do Projeto AMA. O terceiro evento, previsto para Brasília, mas ainda sem data, debaterá o mesmo tema anterior, dando início, porém, à construção de uma plataforma integrada e sistêmica para a gestão das informações. O palestrante, a ser definido, será um consultor ou técnico do Projeto AMA.

Previstos para setembro e novembro, os dois cursos (de Monitoramento nas Estratégias de Gestão de Conhecimentos numa transição do PPG-7 para o Programa Amazônia) terão como palestrantes consultores do Projeto AMA. Eles serão ministrados, respectivamente, em Manaus e Brasília.

Além dos eventos acima, a Coordenação do PPG-7 pretende realizar reuniões com a Rede Ipê (formada pelos Ministérios da Educação e da Ciência & Tecnologia), a Coordenação Geral de Tecnologia da Informação (CGTI/MMA) e a Diretoria de Educação Ambiental do MMA. Do encontro com a Rede Ipê, o PPG-7 espera sair com o compromisso entre as partes de articularem a interação com outras redes do conhecimento dentro e fora do País, buscando pontes para o fluxo de conhecimento e cooperação na difusão de informações. Com a CGTI, a discussão será sobre a inserção do conceito de gestão do conhecimento e da integração dos sistemas de informação do MMA, do Ibama, da Agência Nacional das Águas (ANA), dentre outros, além do debate sobre divulgação de conhecimentos, publicações e lições apreendidas pelo PPG-7. Na terceira reunião, com a Diretoria de Educação Ambiental do MMA, o debate abordará a inserção da gestão do conhecimento e a integração das redes de educação ambiental no País, além da divulgação do acervo do Programa Piloto.

Biblioteca - Ainda em 2007, e como reforço à proposta de fortalecer a gestão do conhecimento no setor, o PPG-7/ MMA pretende criar a Biblioteca Digital. A idéia é que ela contenha artigos que possam ser utilizados como base para estudos e para o aprofundamento no debate pelos quadros técnicos estratégicos e operacionais dos projetos e subprograma do PPG-7. Os textos estarão organizados por capítulos: 1) Planejamento estratégico; 2) Padronização de procedimentos; 3) Capital intelectual; 4) Ambiente de inovação; 5) Aprendizagem contínua.

Portal - A coordenação do Programa Piloto (PPG-7) deseja ainda dar início à criação de um portal corporativo, uma plataforma virtual em tecnologia de informação (TI) com ferramentas e instrumentos para gerir o conhecimento na perspectiva de transição para o Programa Amazônia. A plataforma daria condições de conceber outra meta: a formação da Rede Estratégica de Gestão do Conhecimento Amazônico (REGCA), considerada fundamental para a funcionalidade do fluxo de informações já prospectadas pelo PPG-7, inclusive em função das novas estruturas que surgirão junto ao Programa Amazônia. A plataforma virtual propiciará ainda a interação com o Sistema de Bases de Dados Compartilhadas da Amazônia (BCDAM), administrado pelo PPG-7.

+ Mais

MMA capacita técnicos sobre a certificação ambiental ISO 14001

11/06/2007 - Aida Feitosa - A secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental promove, a partir desta terça-feira (12), o curso "Análise e interpretação do ISO 14001", em Fortaleza, no Ceará. Essa é a terceira das cinco edições planejadas para cada região do país. Fortaleza sediará o curso da região Nordeste no qual participam técnicos dos órgãos estaduais de meio ambiente e do Ibama regional. Com duração de três dias, o curso vai apresentar as normas que as organizações devem seguir para receber certificação de eficiência ambiental ISO14001.

O objetivo do ministério do Meio Ambiente é capacitar os técnicos que trabalham com fiscalização, licenciamento e autorização ambiental para o entendimento do processo e da gestão para a certificação ISO 14001. "Assim os agentes ambientais vão poder compreender e atuar com as orientações dadas pela ISO para minimizar a degradação ambiental", explica a técnica da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Fernanda Leite.

Os dois primeiros cursos foram em Curitiba e Manaus e os próximos estão agendados para São Paulo, de 26 a 28 de junho, e, Brasília, de 10 a 12 de julho. Com duração de 24 horas, o curso é estruturado em apresentações, exercícios em grupo e visita técnica a uma empresa certificada.

A certificação ISO 14001 garante o cumprimento de uma série de normas destinadas a mitigar os impactos ambientais causados pela atividades humanas. A intenção é uniformizar, registrar e monitorar os procedimentos com rigor. Os requisitos são reavaliados anualmente.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.