NO NOVO RANKING DO GUIA DE ELETRÔNICOS VERDES, APPLE SOBRE DE POSIÇÃO E NOKIA PERMANECE NA LIDERANÇA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2007

27 de Junho de 2007 - Internacional — O último ranking do guia do Greenpeace mostra que nove das 14 companhias avaliadas pontuaram entre cinco e sete na escala que vai até dez

A Apple finalmente saiu das piores posições do ranking da indústria eletrônica na última edição do Guia dos Eletrônicos Verdes, publicado nesta quarta pelo Greenpeace. A empresa de Steve Jobs pode começar a rivalizar com outras empresas “verdes” se o atual objeto de desejo, o iPhone, se tornar o primeiro produto ambientalmente correto da empresa.

Na quarta edição do Guia, a Nokia conquistou novamente a liderança, com Dell e Lenovo empatando em segundo lugar, seguida por Sony-Ericsson e Samsung. Apple fez o maior salto, saindo do último para o 10º lugar enquanto a Sony é a maior perdedora na corrida, permanecendo na base do ranking junto com a LG, ambas penalizadas pelo “duplo padrão” de suas políticas de resíduos.

Classificando as empresas por suas políticas de resíduos e uso de produtos químicos nocivos, o último ranking mostra que nove das 14 companhias avaliadas pontuaram entre cinco e sete na escala que vai até dez. “Claramente, as empresas estão procurando tornar seus produtos mais verdes”, disse Iza Kruszewska, coordenadora da campanha de tóxicos do Greenpeace Internacional. “O recente comprometimento de Steve Jobs de eliminar materiais tóxicos, moveu a Apple para cima na tabela e agora eles enfrentam um novo desafio com o iPhone, que é atender as expectativas dos consumidores e se tornar líder ambiental dos amantes dos produtos Apple”, complementou.

Mais e mais empresas estão providenciando mais informações sobre os produtos que são livres dos piores químicos. Por exemplo, em março de 2007, a Panasonic tinha várias amostras de produtos 100% livres de PVC no mercado, como DVD players e gravadores, home theater, vídeo cassete. Agora provê uma lista de produtos que são livres de PVC. Enquanto isso, Nokia, Sony Ericsson e algumas linhas da Motorola estão introduzindo modelos que também são livres de PVC e de retardantes de chamas bromados.

O guia do Greenpeace demonstra que empresas estão começando a agir para assumir suas responsabilidades de receber de volta seus produtos e reciclar o lixo de suas próprias marcas, criando programas de informação aos consumidores sobre como descartar eletrônicos.

“Empresas líderes na fabricação de computadores estão agora tornando públicos seus percentuais de reciclagem e sua transparência está colocando todo o setor de eletrônicos em destaque, pressionando outros a medir e divulgar sua performance. Nós estamos claramente observando o movimento das indústrias de eletrônicos em se tornarem verdes”, conclui Kruszewska.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.