ARPA PREPARA USO DE FERRAMENTA DE GESTÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2007

25/07/2007 - Adriano Ceolin - A coordenação do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) realizou, nos dias 23 e 24, em Brasília, o seu 2º Fórum Técnico. O encontro teve como principal objetivo preparar pontos focais do programa para a realização de oficinas de capacitação sobre o Tracking Tool (TT), ferramenta que avalia a gestão das Unidades de Conservação (UCs).

O Arpa marcou para agosto a realização de três oficinas sobre o TT. O objetivo é aplicar a ferramenta nas Unidades de Conservação no âmbito do Programa Arpa. A primeira das oficinas ocorrerá em Brasília, nos dias 8, 9 e 10 do próximo mês. As demais, ainda sem data marcada, deverão ser realizadas em Belém (PA) e Manaus (AM).

O Tracking Tool é definido tecnicamente como ferramenta de avaliação de efetividade de gestão em unidades de conservação. Trata-se de um conjunto de tarefas usadas para a elaboração de diagnósticos de uma determinada ação ou programa.

O TT baseia-se no modelo desenvolvido pela Comissão Mundial de Áreas Protegidas (CMAP), da União Mundial pela Natureza (UICN). Essa ferramenta é aplicada em mais de 400 áreas protegidas em 50 países da Europa, Ásia, África e América Latina. O uso do TT pelo Arpa foi sugerido por doadores do programa, como o Banco Mundial, organização não-governamental WWF e a Agência de Cooperação Alemã (GTZ).

Além do TT, o 2º Fórum Técnico do Arpa também serviu para discutir o PEP (Planejamento de Metas Plurianual) do programa. Outro assunto debatido no encontro foi o SisArpa (Sistema Integrado de Coordenação e Gerenciamento do Programa Áreas Protegidas da Amazônia), que permitirá gestão informatizada de sistemas de unidades de conservação.

+ Mais

Oficinas divulgam Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais

24/07/2007 - O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, promoverá em agosto quatro oficinas de capacitação na região Nordeste para disseminar a Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais. A iniciativa dá seqüência à segunda fase de divulgação da campanha e tem por objetivo treinar multiplicadores locais, além de proporcionar aos participantes o conhececimento dos recifes de coral e sua importância.

O programa de capacitação será desenvolvido com parceiros locais para gestores de áreas protegidas, agentes de turismo e ambientais, professores e voluntários. Coordenadas pelo Núcleo da Zona Costeira e Marinha, as atividades serão realizadas em Maracajaú (RN), em agosto, nos dias 20 e 21; João Pessoa (PB), 22; Porto de Galinhas (PE); 23 e 24; e Tamandaré (PE), 27.

A iniciativa faz árte da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Naturais, que procura esclarecer os visitantes e outros usuários de áreas protegidas sobre a importância da conservação do estado original dessas áreas e também de incentivar a prática consciente de atividades recreativas no ambiente natural.
Nesta segunda fase de divulgação, iniciada em 2005, a Campanha conta com o apoio da TV Senado, que veiculará o vídeo com os princípios da Campanha no programa EcoSenado em programas durante o final de semana (sábados às 16h30 e domingos às 13h e 21h), além de uma entrevista com a coordenadora do Núcleo, Ana Paula Leite Prates, em horário a ser divulgado.

A primeira fase da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais teve início em 2001, com foco nas Unidades de Conservação estabelecidas nos ambientes recifais brasileiros. Na segunda fase, a Campanha está sendo expandida para as demais áreas de ocorrência dos recifes um dos ecossistemas mais frágeis e ameaçados do mundo e conta com o apoio financeiro da National Fish and Wildlife Foundation.

+ Mais

MMA discute ZEE do Núcleo de Desertificação de Gilbués (PI)

24/07/2007 - Gerusa Barbosa - Técnicos do Programa ZEE e do Núcleo de Combate à Desertificação da Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente participam, em Fortaleza, Ceará, de encontro que discute a execução do zoneamento ecológico-econômico do Núcleo de Desertificação do município de Gilbués, no Piauí. A iniciativa tem por objetivo definir diretrizes de uso e ocupação daquele território e estabelecer cenários futuros da região, indicando o melhor caminho para a implantação de atividades econômicas em bases sustentáveis.

O Núcleo de Gilbués reúne 12 cidades do Piauí em avançado estado de desertificação que necessitam de uma intervenção estratégica capaz de reposicionar o modelo econômico local. No encontro, entre os dias 23 e 31 de julho, serão apresentados para os gestores públicos que atuam na região o mapa para subsídios à gestão e ao estudo sobre a vulnerabilidade de perda de solos. As áreas para instalação de projetos de preservação e recuperação ambiental da região também serão apontadas pelo mapa, bem como indicativo da aptidão agrícola.

Participam das atividades representantes de vários órgãos federais, estaduais e municipais e de instituições parceiras. Um curso sobre a utilização do banco de dados gerado pelo ZEE/MMA será oferecido aos participantes do evento.

O ZEE é um instrumento de gestão ambiental e territorial estabelecido pela Política Nacional do Meio Ambiente. Inicialmente planejado para a Amazônia Legal, o sistema tornou-se um Programa do Plano Plurianual (PPA), válido para todo o País. Com ele, o governo busca executar a gestão territorial, incorporando contingências e possibilidades ambientais, programas e projetos de infra-estrutura e desenvolvimento e, assim, enfrentar a degradação dos ecossistemas.

+ Mais

CNMA presente em encontro nacional da Anamma

23/07/2007 - A Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) estará presente no 17 º Encontro Nacional da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), que ocorrerá de 31 de julho a 03 de agosto, em Recife (PE). Durante o evento, gestores públicos de todo o Brasil poderão obter informações sobre a terceira edição da conferência, cuja plenária nacional acontecerá no primeiro semestre de 2008.

As discussões na capital pernambucana se darão em torno do assunto "Crescimento com Responsabilidade Socioambiental", mas o evento contará com uma mesa-redonda específica sobre mudanças climáticas, tema da III CNMA. A Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA será representada numa mesa-redonda sobre a responsabilidade dos municípios no combate ao aquecimento global. A Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do ministério será representada num debate sobre "Programa Nacional de Capacitação - Avaliação da implementação pelas tripartites estaduais: primeiros resultados e próximos passos".
Fonte: CNMA

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.