PARANÁ PROPÕE PLANO DE AÇÃO INÉDITO PARA RECOLHIMENTO
DAS EMBALAGENS TETRA PAK

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Julho de 2007

26/07/2007 - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o presidente da Tetra Pak no Brasil, Paulo Nigro, apresentaram nesta quarta-feira (25) um Plano de Ação inédito no Paraná - que será realizado nos próximos dois anos, inicialmente em 22 municípios pólos e representam 90% da população paranaense – com o objetivo de garantir o escoamento sustentável para a reciclagem das embalagens longa vida no Estado.

“Neste momento estamos selando uma parceria voltada à geração de riquezas e a preservação do meio ambiente. O plano foi elaborado a quatro mãos, com o intuito de melhorar a eficiência no recolhimento e reciclagem das embalagens, que servirá de exemplo para outros estados. É como se passássemos de ‘tiros de espingarda para tiros de canhão”, demonstrou o presidente da Tetra Pak, Paulo Nigros.

Os municípios que farão parte da iniciativa são: Paranaguá, Curitiba, Rio Negro, Ponta Grossa, União da Vitória, Irati, Guarapuava, Pato Branco, Cornélio Procópio, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Ivaiporã, Londrina, Jacarezinho e Telêmaco Borba.

A parceria aconteceu, após a iniciativa do governo de fazer a empresa cumprir a legislação federal, que atribui ao fabricante a responsabilidade pela destinação correta do resíduo por ele gerado. O coordenador das promotorias de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Saint Clair Honorato dos Santos, e a promotora do Ministério Público Federal, Margareth Matos Menezes, também participaram da reunião.

Diagnóstico - O planejamento, feito em conjunto pela equipe de técnicos da Secretaria e da Tetra Pak, começou com um diagnóstico em que cinco municípios paranaenses (Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Londrina) foram classificados conforme a estrutura existente para a coleta seletiva e destinação dos materiais recicláveis.

Segundo o diagnóstico, no município de Curitiba, por exemplo, das 2,2 mil toneladas de materiais reciclados recolhidos ao mês, 60 toneladas são embalagens longa vida.

Plano de ação - O plano possui dez ações ambientais, baseadas em quatro estratégias chaves: incentivo ao trabalho de cooperativas para aumentar a captação das embalagens, iniciativas regionais de comercialização das embalagens, desenvolvimento de novas empresas recicladoras com agregação de valor ao produto e educação ambiental.

Entre as atividades de educação ambiental que percorrerão os 22 municípios, inseridos no plano de ação estão a exibição de filmes em praças públicas, trilha educativa, ampliação do marketing estimulando a reciclagem nas embalagens e a construção de mil aquecedores solares – construídos com embalagens tetra pak – em um ano.

O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, disse que outras sugestões propostas ainda serão inseridas ao plano apresentado pela empresa. “O objetivo da ação não é responsabilizar unicamente a Tetra Pak, mas inseri-la em políticas de reciclagem já desenvolvidas no Paraná. Estamos trabalhando desta forma com os maiores geradores de resíduos do Estado e ao mesmo tempo, promovendo a inclusão social”, declarou Rasca, ao referir-se a proposta de aumentar a participação dos catadores, organizados em cooperativas e acabar com a exploração feita pelos atravessadores – pessoas que compram os resíduos dos catadores por um preço inferior ao do mercado.

A cada ano são colocadas no mercado paranaense 500 milhões de embalagens e apenas 32% deste total são recolhidas e recicladas.

Dentro de 15 dias haverá uma nova reunião do grupo com o lançamento oficial do Plano “Paraná e Tetra Pak em Ação - Longa Vida para o Meio Ambiente”.

Desperdício Zero – O plano foi elaborado em conjunto pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos da Secretaria, responsável pelo Programa Desperdício Zero, que vem se reunindo com grandes geradores de resíduos visando reduzir em 30% o volume de lixo destinado aos aterros sanitários do Paraná através da reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Das 20 mil toneladas diárias de lixo que chegam aos aterros paranaenses, o Programa detectou em maior quantidade as embalagens longa vida (Tetra Pak), pilhas e baterias, papel, construção civil, pneus, lâmpadas fluorescentes, metais, orgânicos, vidros, óleo lubrificante e sacolas plásticas.

“Com base neste diagnóstico, o Desperdício Zero vem trabalhando na chamada 'logística reversa', convocando fabricantes e distribuidores dos principais tipos de resíduos para aproximá-los das recicladoras - que utilizam o que é lixo para o fabricante como matéria-prima para criar outros produtos”, finalizou o coordenador do Programa, Laerty Duda.

 

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.