USO DO GLIFOSATO DA MONSANTO É PROIBIDO POR LEI, ALERTA GOVERNO

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Agosto de 2007

02/08/2007 - O agricultor que está planejando o plantio da safra de verão e se prepara para comprar os insumos deve estar atento ao comprar agroquímicos que têm como princípio ativo o glifosato. A liminar que a Monsanto havia obtido para vender o glifosato pós-emergente livremente no Paraná foi suspensa e o uso desse produto sobre lavouras de soja transgênica continua proibido em todo o Estado.

O alerta é da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que avisa os produtores e engenheiros agrônomos que receitarem o produto que podem ser penalizados em casos de uso incorreto do produto. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, afirmou que agricultores e técnicos devem estar cientes sobre a legislação que envolve o uso de agrotóxicos no Estado.

O uso do glifosato vem sendo alvo de disputas jurídicas e por isso produtores e engenheiros agrônomos que assinam as receitas agronômicas devem conhecer a lei que regula e disciplina o uso e a comercialização de agrotóxicos no Paraná, avisou o chefe da Divisão de Fiscalização da Produção e Insumos, da Secretaria da Agricultura, Adriano Riesemberg.

Havia uma liminar, obtida pela Monsanto, que obrigava o Instituto Agronômico do Paraná (IAP) a liberar seus agrotóxicos para aplicação nas lavouras de soja sem quaisquer restrições. Ocorre que essa liminar foi suspensa e o uso do glifosato para uso em soja transgênica pós-emergente (depois de germinada) continua proibido no Estado.

A aplicação do glifosato é permitida somente para uso em lavouras de soja não-emergentes, antes da germinação. O produto é utilizado para matar as ervas daninhas. Quando utilizado sobre a soja transgênica, o glifosato mata todas as plantas invasoras, menos a planta principal (a soja) , que permanece intacta.

“Portanto, o agricultor não deve comprar o glifosato se o objetivo for a aplicação em lavouras de soja transgênica pós-emergentes (depois de germinadas)”, disse Riesemberg. Segundo ele, esse produto deixa resíduos nas plantas e a Secretaria da Agricultura está fiscalizando as lavouras, as receitas e recebendo denúncias sobre o uso indevido do glifosato. Técnicos do Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária estão coletando amostras de grãos e enviando para análise.

Se o resultado demonstrar resíduo de glifosato acima do permitido, que corresponde a 10 miligramas do produto por quilo de grão, o agricultor receberá um auto de infração por ter usado agrotóxico não-cadastrado nos órgãos estaduais. Esses produtos, com resíduos acima do permitido, serão considerados impróprios para o consumo. “Por isso o produtor deve estar atento na hora de comprar os insumos para não perder a produção depois”, avisou Riesemberg.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.