DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA CAI 25%

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

Meio Ambiente - 10/08/2007 - O anúncio foi feito hoje (10) pelo governo federal, com a participação do secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Elias, representando a Pasta

Pela segunda vez consecutiva a taxa de desmatamento da Amazônia Legal teve queda, desde 1988, quando o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), iniciou o monitoramento.

A redução foi de 25% em relação ao mesmo período do ano passado – de agosto a julho de cada ano. Isto representa que área total desmatada baixou de 18.793 Km2 para 14.039 Km2.

A estimativa para o próximo período, que vai de 1º agosto de 2007 a 31 de julho de 2008, é de que a redução poderá ser de 30% em relação a 2006. Uma área de cerca de 9.600 Km2, com 10% de margem de erro para mais ou para menos.

A redução foi baseada em 211 imagens Landsat, 78 imagens CBERS e 23 DMC. A identificação foi feita pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes), que é parte integrante do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia do governo federal.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, isso é fruto de um esforço concentrado, que envolve uma política de governo, assumida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ousou fazer um plano envolvendo 13 ministérios no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia.

"Dividimos as responsabilidades de cuidar da floresta amazônica e estamos mostrando como resultado a governabilidade ambiental", disse a ministra.

O anúncio foi feito hoje (10) pelas ministras Dilma Roussef, da Casa Civil, e Marina Silva, do Meio Ambiente, pelos ministros Reinhold Stefhanes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, e pelos secretários executivos, Luiz Antonio Elias, do MCT, e João Paulo Capobianco, do MMA, além do diretor do Inpe, Gilberto Câmara, entre outros representantes do governo federal.

Aquecimento Global
A queda do dematamento nos últimos dois anos representou cerca de 410 milhões de toneladas de gases de efeito estufa a menos jogados na atmosfera. Se a estimativa do Inpe de redução de 30% para o próximo ano for consolidada esse valor subirá para 500 milhões de toneladas.

Esse valor é cerca de 10% do compromisso assumido no primeiro período do Protocolo de Quioto, que previa a redução pelos países ricos de 4,5 bilhões de toneladas de redução desses gases para o período 2008-2012.
Rachel Mortari - Assessoria de Imprensa do MCT

+ Mais

Seminário debate interação entre saúde e floresta

Desenvolvimento Sustentável - 10/08/2007 - Os produtos das florestas são importantes fontes de nutrição, medicina e bem-estar para centenas de milhões de pessoas no mundo. Apesar das inúmeras contribuições das florestas para a saúde humana, a conexão entre as duas áreas ainda é incipiente.

Para discutir e ampliar o entendimento sobre o papel das florestas na saúde de populações rurais e urbanas, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT) e o Centro para Pesquisa Florestal Internacional (Cifor) promovem nos próximos dias 13 e 14, em Belém (PA), o seminário "Saúde e Floresta: desenvolvimento sustentável com qualidade de vida".

Aberto ao público, o evento vai reunir pesquisadores, especialistas, representantes de setores governamentais ligados às áreas de saúde e recursos florestais, além de integrantes de movimentos sociais e de organizações não-governamentais, em torno de um amplo debate que focará os seguintes temas: saúde pública e meio ambiente; nutrição e fitoterapia popular; e políticas públicas, saúde e florestas.

A meta é produzir, ao final das discussões, um relatório com recomendações de políticas relacionadas ao tema.

O seminário "Saúde e Floresta" é o primeiro evento de uma série de quatro reuniões que serão realizadas neste ano, pelo Cifor, no Brasil, Indonésia, Zâmbia e África do Sul.

O objetivo é conhecer políticas e experiências referentes às florestas de cada um destes países para subsidiar os fóruns internacionais que acontecerão, em 2008, na Itália, Noruega e nos Estados Unidos.

Coordenado pelos pesquisadores Samuel Almeida, do Museu Goeldi, e Patricia Shaley, do Cifor, o evento será realizado no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, localizado no do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, na Avenida Magalhães Barata, 376.

As inscrições serão realizadas durante o evento, que começa na segunda-feira (13), às 8h30. As vagas são limitadas.
Serviço de Comunicação Social do Museu Goeldi

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.