PESQUISA REGISTRA NOVAS ESPÉCIES DE VESPAS NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

PPBio - 10/08/2007 - A bióloga Suzanna de Sousa Silva apresentou em sua dissertação de mestrado, recentemente defendida, resultados de um levantamento sobre vespas sociais da Amazônia. O trabalho trouxe novos dados e ocorrências deste grupo ainda pouco conhecido.

A pesquisa foi desenvolvida na área de estudos do Programa de Pesquisas em Biodiversidade - PPBio/Amazônia Oriental, na Floresta Nacional de Caxiuanã, onde está localizada a Estação Científica Ferreira Penna do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT).

As vespas sociais, popularmente conhecidas como cabas ou marimbondos, são insetos da família Vespidae e ordem Hymenoptera. No mundo, existem pouco mais de mil espécies. No Brasil esse registro chega a aproximadamente trezentas espécies.

Na Amazônia, 20 gêneros e 250 espécies podem ser encontrados. As vespas sociais são aquelas que têm a capacidade de viver em colônias ou ninhos, que podem ser habitados por um ou até milhares de indivíduos.

Em sua maioria as colônias são compostas por fêmeas, que se dividem entre a vespa-rainha e as operárias, que têm como função coletar alimentos e matérias para a construção do ninho. Já os machos têm papel importante durante o acasalamento.

A pesquisa foi realizada em três etapas, em um trabalho que durou 44 dias. Na coleta foram utilizados os métodos da busca ativa com rede entomológica e a armadilha Malaise, que é uma armadilha construída com tela de material sintético onde, no alto da armação, existe um recipiente que recebe os insetos coletados.

Segundo Suzanna, esse tipo de levantamento é de fundamental importância para estudos futuros, pois até agora poucos estudos sobre vespas sociais amazônicas têm sido produzidos.

A dissertação de Suzanna se somou aos trabalhos realizados, há cerca de 10 anos atrás, por seu orientador Orlando Tobias Silveira, coordenador de Zoologia do Museu Goeldi, que produziu um levantamento das espécies de vespas sociais em Caxiuanã.

Tobias pesquisou em uma área que dista cerca de 30 Km da área de coleta do PPBio/Amazônia Oriental. Naquela ocasião foram exploradas áreas de vegetação primária e secundária bem como vegetação da margem de rios e igarapés e registradas 79 espécies de vespas sociais para a região.

Por sua vez, em seu trabalho para o PPBio, Suzanna registrou 65 espécies de vespas sociais, das quais 21 são novos registros para a Floresta Nacional de Caxiuanã e duas para o estado do Pará. Além disso, dez espécies, provavelmente, são novas para a ciência.

Segundo a estudante, este resultado foi surpreendente, já que alguns ambientes explorados por seu orientador, Orlando Tobias, não foram explorados na área do PPBio, como por exemplo, à margem de rios e igarapés.

Desse modo, o trabalho de Suzanna foi uma oportunidade interessante de comparar as diferentes estratégias de coleta de vespas sociais utilizadas nos dois inventários.
Fernanda Engelhard – Assessoria de Comunicação Social PPBio Amazônia Oriental/Serviço de Comunicação Social do Museu Goeldi

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.