SENADO APROVA CRIAÇÃO DO INSTITUTO CHICO MENDES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

07/08/2007 - Adriano Ceolin - O Senado aprovou, nesta terça-feira (7), a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia que será responsável em propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as unidades de conservação (UCs) federais. Essas funções pertenciam ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que permanecerá com a execução dos processos de licenciamento ambiental, autorização e fiscalização. Agora, a medida será submetida à sanção do Presidente da República.

Com as mudanças, parte das estruturas física e de pessoal do Ibama será transferida para o Instituto Chico Mendes. Recursos orçamentários usados para tarefas da nova autarquia também serão repassados ao órgão. A criação do Instituto Chico Mendes deu-se, em abril deste ano, por meio da edição da Medida Provisória (MP) número 366, pelo presidente em exercício, José Alencar. Como estabelece a Constituição Federal, a Medida Provisória entra em vigor de imediato, mas para transformar-se em lei precisa ser aprovada pelo Congresso, em votações separadas na Câmara e no Senado.

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e presidente interino do Instituto Chico Mendes, João Paulo Capobianco, afirmou que a aprovação do Congresso é muito importante. "Agora nós temos todas as condições de implementar o Instituto Chico Mendes, de aprimorar as ações do Ibama e, com isso, darmos um novo passo na gestão ambiental do governo federal. Realmente, foi uma conquista importantíssima que o Congresso Nacional soube reconhecer e aprovar", afirmou.

O presidente interino do Ibama, Bazileu Alvez Margarido, disse que o aval do Congresso dá mais estabilidade para os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos. "O Ibama vai atuar de maneira mais focada nos processos que envolvem licenciamento ambiental, autorização para recursos naturais e fiscalização", disse. "E o Instituto Chico Mendes vai ter na sua missão a gestão das unidades de conservação e da biodiversidade", explicou.

+ Mais

Seminário debate fortalecimento do licenciamento ambiental

07/08/2007 - Rubens Jr. - A Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic/MMA) deu início nesta terça-feira (7), em Brasília, ao I Seminário de Licenciamento Ambiental do Programa Nacional de Meio Ambiente (PNMA). O objetivo do encontro, que termina na quinta-feira (9), é identificar avanços no processo de licenciamento ambiental no País, em particular nos 12 estados que participaram da segunda edição do PNMA (RS, SC, PR, SP, MG, BA, PE, PB, CE, AC, GO, MT), e definir estratégias de ação para a terceira etapa do Programa. O evento está sendo realizado no auditório do Conselho Federal de Contabilidade.

Financiado por meio de empréstimos do governo brasileiro com o Banco Mundial (Bird), o PNMA existe para melhorar a qualidade ambiental no País, incentivando a gestão integrada dos recursos naturais pelo poder público em todas as instâncias e o fortalecimento das instituições que compõem o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). A cada edição, o Programa avança na integração do governo federal com os estados e municípios. Na segunda fase, por exemplo, a totalidade dos 12 estados mencionados passaram a utilizar sistemas informatizados de licenciamento.

Na manhã desta terça-feira, foram debatidos quatro instrumentos de apoio ao licenciamento: o Cadastro Técnico Federal, a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, o Documento de Origem Florestal (DOF) e o Portal Nacional de Licenciamento Ambiental. Depois dos debates, os participantes examinarão a viabilidade técnica de implantação desses instrumentos nos estados do País. A adoção dos recursos ocorreria por meio de projeto do PNMA III e da consolidação da parceria do PNMA na nova fase do Portal Nacional de Licenciamento Ambiental (PNLA).

Participam do evento gestores e técnicos do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama, dos Órgãos Estaduais do Meio Ambiente (Oemas), do Ministério Público, do Banco Mundial, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Brasileira das Entidades do Meio Ambiente (Abema), da Associação Nacional de Órgãos Municipais do Meio Ambiente (Anamma), Associação Brasileira da Infra-estrutura e indústria de Base (ABDIB), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente (FBOMS)

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.