LULA INAUGURA USINA DE BIODIESEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

Lula inaugura usina de biodiesel e diz que "quem especulou em bolsa quebrou a cara"

21 de Agosto de 2007 - Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Ao inaugurar hoje (21) usina de biodiesel em Lins, interior paulista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as oscilações nas bolsas de valores de todo o mundo ocorreram porque alguns investiram "em títulos de terceira categoria" e quiseram ganhar dinheiro com base na especulação. "Quem especulou em bolsa quebrou a cara", acrescentou.

"É como se estivessem jogando em um cassino. Foram para ganhar fácil e quebraram a cara. Não é justo o povo brasileiro pagar pela irresponsabilidade daqueles que querem ganhar dinheiro na agiotagem", afirmou, em referência à turbulência no mercado financeiro, que atingiu inclusive a Bolsa de Valores de São Paulo, por conta da crise no mercado imobiliário norte-americano.

Lula garantiu, mais uma vez, que não fará "loucuras ou mágicas" na economia e nem irá interferir na cotação do dólar. "Não é possível cria um dólar para o boi, um para a soja", destacou.

O presidente participou da inauguração da usina de biodiesel do Grupo Bertin, que usará sebo bovino como matéria-prima. De acordo com a empresa, a usina terá capacidade de produzir 110 milhões de litros por ano, o suficiente para atender 14% da demanda do mercado nacional. Foram investidos R$ 42 milhões no projeto, sendo R$ 14,9 bilhões de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em seu discurso, Lula ainda voltou a rebater críticas de que os biocombustíveis ameaçam a preservação da Amazônia. "Os países ricos tentam nos dar lição, mas só têm 0,3% das suas florestas preservadas", disse.

+ Mais

Gestão ambiental na Amazônia é tema de seminário

21 de Agosto de 2007 - Agência Brasil - Brasília - O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) promove, de hoje (21) a amanhã, das 9h às 18h30, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá, o seminário Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental Rural na Amazônia: Desafios e Oportunidades.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e autoridades federais e estaduais, além de especialistas que participarão com painéis e palestras.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o objetivo do seminário é analisar incentivos à gestão ambiental rural na Amazônia - onde, idealmente, toda atividade econômica deveria ser sustentável e aliar o desenvolvimento à melhoria das condições de vida das populações locais e à preservação dos recursos naturais.

No seminário serão discutidas algumas possibilidades de compensação - como créditos diferenciados para a produção sustentável; desoneração fiscal para investimento em projetos ambientais; certificados de processos e produtos ambientalmente corretos; e o Protocolo Verde, que tem a finalidade de incluir novos critérios para o financiamento de atividades produtivas em atendimento à legislação, entre outros.

Serão apresentados também no evento alguns instrumentos regulatórios ainda em estudo - como a concessão de estímulos nas operações de financiamento a atividades agrícolas ambientalmente sustentáveis; e a incorporação obrigatória de critérios ambientais por instituições financeiras, por exemplo.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.