DECRETO RELIGIOSO PODE LIVRAR JAVA DE SUA PRIMEIRA USINA NUCLEAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2007

04 de Setembro de 2007 - Jacarta, Indonesia — Conselho islâmico indonésio emitiu uma ‘fatwa’ contra a central de Muria, que seria construída ao lado de um vulcão adormecido. Ilha é a mais populosa do mundo e tem grande atividade sísmica (leia-se: terremotos).

Java, principal centro econômico e político da Indonésia, é a ilha mais habitada do mundo (mais de 120 milhões de habitantes, a maior parte vivendo na capital Jacarta), tem uma intensa atividade sísmica (o que significa muitos terremotos) e é pontilhada por 38 vulcões, vários deles ainda em atividade. Não é preciso saber javanês para perceber que o local não é dos mais indicados para abrigar uma usina nuclear, certo? Errado. Pelo menos para a Agência Nuclear Indonésia, que anunciou planos de construir na região de Jepara uma central atômica com 1 mil MW de potência. E logo ao lado de um vulcão – adormecido, mas até quando?

Mas a construção da usina já não é mais tão certa assim. Depois de muitos protestos da população e de grupos ambientalistas como o Greenpeace, o conselho religioso islâmico Ulama, entidade mais poderosa da Indonésia, com forte influência sobre a presidência, decretou uma ‘fatwa’ contra a proposta da usina nuclear que ficaria localizada no pé do Monte Muria, um vulcão adormecido.

“A decisão do conselho islâmico veio em boa hora, já que a comunidade de Jepara – onde seria construída a usina – está preocupada e tensa com a possibilidade de conviver com o perigo nuclear”, afirma Emmy Hafild, diretor-executivo do Greenpeace do Sudeste Asiático.

O Greenpeace, que há tempos faz campanha no país para alertar autoridades e comunidades sobre os riscos e altos custos de se construir usinas nucleares, espera agora que o presidente indonésio aceite a decisão do conselho islâmico de seu país e transfira imediatamente os recursos da obra para o desenvolvimento do potencial energético renovável da Indonésia, para que o país possa atender sua demanda por eletricidade.

“O governo da Indonésia deveria apostar em fontes renováveis como geotérmicas, solar e eólicas, criando um sistema descentralizado de geração energética e estabelecendo metas ambiciosas de eficiência energética”, afirma Nur Hidayati, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace. “Para a segurança energética do país, o governo indonésio deveria olhar mais para a auto-suficiência e sustentabilidade apoiando mecanismos que assegurem e acelerem os investimentos em energias renováveis”, diz Nur.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.