IBAMA CONDENA PROJETOS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
NO RIO GRANDE DO NORTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2007

Natal (03/09/07) - A Superintendência do Ibama no Rio Grande do Norte assinou um convênio com a Petrobras, com a Fundação norte-rio-grandense (Funpec) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o objetivo de incentivar projetos de preservação ambiental em áreas marítimas e terrestres da bacia potiguar. O Instituto vai coordenar um programa elaborado pela UFRN, que irá contemplar sete projetos que serão desenvolvidos mediante recursos liberados pela Petrobras. Cerca de R$ 2,1 milhões serão liberados para abranger o convênio entre 2007 e 2009.

Os projetos que serão coordenados pelo Ibama no convênio são os seguintes: A avaliação do Programa Agentes Ambientais Voluntários (AVV) do Ibama, com atividades nas seguintes Unidades de Conservação: Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, Estação Ecológica do Seridó e nas Florestas Nacionais de Nísia Floresta e de Açu, projeto que vai avaliar a eficiência do programa que incentiva a participação comunitária nas ações de monitoramento e fiscalização. Inicialmente participarão do projeto 15 novos agentes.

A metodologia para coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes florestais de essências nativas no Rio Grande do Norte, para a recuperação de áreas degradadas ao disponibilizar sementes de espécies nativas da caatinga, ajudando ainda na identificação e marcação de espécies florestais da região.

O monitoramento da atividade pesqueira no litoral do RN, para a estimativa da produção pesqueira e caracterização da frota e dos aparelhos de pesca utilizados em sete municípios. A partir destes dados serão geradas informações estatísticas sobre a pesca marítima e estuarina (pesca em ambiente onde ocorre o encontro da água doce com a salgada) nesses municípios, para subsidiar a administração dos recursos pesqueiros.

O diagnóstico de ocorrência de tartarugas marinhas entre os municípios de Galinhos e Porto do Mangue, que identificará as espécies encontradas ao longo de 90 km, entre estes municípios, bem como quais áreas serão prioritárias para a reprodução, e sua sazonalidade, e executará ainda atividades de educação ambiental para as comunidades envolvidas.

O monitoramento e manejo de áreas de reprodução de tartarugas marinhas no litoral sul do estado para identificar as tendências na dinâmica da população de tartarugas marinhas (declínio e estabilidade) com a finalidade da difusão de conhecimento e práticas que contribuirão para a preservação da espécie.

A operacionalização da base científica da Reserva Biológica do Atol das Rocas. O projeto contribuirá para a manutenção das equipes de pesquisadores e de patrulheiros na Unidade de Conservação federal, distante 267 km de Natal. Serão realizadas atividades de educação ambiental e divulgação das atividades de pesquisa realizadas na área.

O desenvolvimento de metodologia para implantação de rede de informações sobre a desertificação no Estado do Rio Grande do Norte. Esse projeto desenvolverá e avaliará uma metodologia para implantação de uma rede interinstitucional de informação e documentação sobre o processo de desertificação no Estado. Será criado um espaço de referência para o debate do tema Desertificação no RN.

+ Mais

Expedição às nascentes do Rio Parnaíba

Teresina (04/09/07) - A Superintendência do Ibama no Piauí está apoiando uma iniciativa inédita no estado.Trata-se da Expedição Nascentes que vai acontecer entre os dias seis e nove, neste mês de setembro. O objetivo é despertar e mobilizar a população para a importância das nascentes do Parnaíba, o segundo maior rio do nordeste, com 1400 km de extensão. Além de promover a implantação efetiva do Parque Nacional das Nascentes que visa garantir a sua preservação.

A proposta é da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, com a participação da Universidade Federal, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Departamento de Obras Contra Seca, Associação dos Juizes Federais, Fundação do Rio Parnaíba – Furpa, Mais Vida, Desert, e outras organizações da sociedade civil e governamentais.

A expedição com o Tema “Nascentes Urgentes” é um marco na luta da sociedade pela preservação do Rio Parnaíba e também pretende chamar a atenção para as questões que ainda precisam ser solucionadas com relação à implantação do Parque Nacional das Nascentes. Criado em 2002, com aproximadamente 749 mil hectares, o parque está encravado no quadrilátero dos estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins, mas apresenta problemas fundiários, de demarcação, e outras pendências judiciais.

A expedição com mais de sessenta pessoas parte de Teresina dia seis, quinta-feira, pela manhã, e vai percorrer 900 km até as Nascentes Parnaíba onde irão acampar.Também serão realizados atos públicos na cidade ribeirinha de Floriano, em Cristino Castro, onde se localiza o maior lençol freático, Gilbués que apresenta áreas degradadas com desertificação e Corrente, cidade pólo onde funciona o Escritório do Ibama e o Instituto Chico Mendes no Parque das Nascentes.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.