FILHOTES DE ANTA NASCEM COM MANCHAS CLARAS E ESCURAS SOBRE A PELE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2007

Museu Goeldi - 24/09/2007 - Nascem filhotes de anta e guará
Foto: Divulgação/Goeldi
A cada ano a lista de espécies de animais ameaçadas de extinção tem aumentado. Com o avanço da atividade humana sobre a floresta, seja por meio da caça predatória ou das queimadas, a reprodução de espécies é cada vez mais difícil.

Entretanto, longe das matas, no centro urbano de Belém, no Pará, o milagre da vida se desenvolve no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT): nasceu hà alguns dias um filhote de anta e, dentro de algumas semanas devem nascer filhotes de guará.

Anta (Tapirus terrestris)
O veterinário responsável pela fauna do Parque, Messias Costa, informa que as antas sempre se reproduziram naquele espaço, que tem uma área de 5,2 hectares. O pequeno "Zangão" já tem algumas semanas de vida e nasceu pesando em torno de 5 kg. Quando ficar adulto, Zangão pode atingir até 350 kg.

Mas, por que esse nome para um filhote de anta? "É uma provocação às abelhas africanas, que causaram a morte de um espécime de anta do Parque, em 2006. Zangão é a prova de que, apesar das adversidades, a vida sempre encontra meios de se proliferar", explica Messias. Este é o segundo filhote de anta que nasce após o incidente.

Os filhotes de anta nascem com manchas claras e escuras sobre a pele, como se fossem "malhados". Essas manchas, no habitat natural, servem como meio de camuflagem na mata, evitando o ataque de predadores. Após nove meses, as manchas somem dando lugar a uma coloração marrom.

As antas dão à luz a apenas um filhote por gestação, que dura pouco mais de um ano. Nas primeiras semanas de vida, os recém-nascidos se alimentam basicamente do leite materno. É só a partir do primeiro mês de vida que eles passam a comer frutos.

E o uso do nome da espécie para designar pessoas de pouca inteligência? Será que procede? "em contrário ao uso pejorativo de seu nome, a anta é um dos animais mais bem sucedidos em termos evolutivos. Tem um corpo com formato semelhante a um cone, que propicia uma melhor locomoção entre a vegetação na floresta, e a pequena tromba serve para coletar galhos do solo e outros resíduos. Enxergam pouco, mas têm o olfato muito desenvolvido", diz Messias.

Guará
Outra espécie que está se reproduzindo, o guará, é velha conhecida dos visitantes do Parque. As aves dessa espécie, de plumagem avermelhada, habitam o Parque Zoobotânico desde a sua fundação, em 1895. Os guarás já se reproduziram outras vezes no PZB, mas, desta vez, existe uma novidade: é a primeira vez que a espécie se reproduz no novo recinto das Aves Brejeiras.

Diferente dos adultos, os filhotes nascem com uma plumagem preta. Tal como a anta, essa coloração serve para proteger os filhotes dos predadores. Alimentam-se principalmente de pequenos crustáceos, como camarões, ricos em caroteno – substância responsável pela plumagem avermelhada da espécie, quando adulta.

No Parque Zoobotânico há cinco ninhos visíveis, mas, segundo Messias, é provável que haja outros. E o biólogo alerta: "Não deve ocorrer interferência humana na área de reprodução, sob o risco de abandono dos ninhos".

Uma das características dos guarás é que a espécie se reúne em grupos no período de reprodução. Tanto que alguns exemplares da espécie, que fazem parte da fauna livre do Parque, fizeram seus ninhos na parte externa do novo recinto das Aves Brejeiras, onde estão os outros guarás.

Para Messias "a reprodução desses animais é um motivo de alegria. Tomamos todos os cuidados necessários para que elas vivam e se reproduzam com saúde, ainda que num pedaço da Amazônia em pleno centro de Belém".
Tiago Araújo - Assessoria de Comunicação do Museu Goeldi

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.