GUIANA BUSCA COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA PRODUÇÃO DE ETANOL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2007

20/09/2007 - Brasília (20.09.07) – A Guiana está interessada em produzir etanol e, para isso, procura cooperação técnica e investimentos brasileiros. Foi o que informou hoje ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, o ministro do Interior da Guiana, Clement Rohee, em Brasília.

“Em relação ao etanol, o Brasil detém a melhor tecnologia, a melhor produtividade e os melhores preços”, afirmou Stephanes. “Toda a tecnologia pública está à disposição dos países vizinhos, da América Central e da África que nos visitam. Quanto mais se produzir etanol, mais países consumirão o combustível”. De acordo com Stephanes, a Guiana está em posição geográfica privilegiada para acessar os mercados do hemisfério norte.

O ministro guianense afirmou que, em dez anos, a Guiana será o único país caribenho a exportar derivados do açúcar. “Temos muita terra agricultável disponível e clima adequado para plantar cana”, completou Rohee.

No encontro, os ministros também discutiram os projetos de cooperação técnica em andamento, por meio da Embrapa, para a produção de caju e soja na Guiana e a possibilidade de instalação de um escritório em Georgetown, capital da Guiana. Além disso, foi discutida a possibilidade de uma missão de produtores brasileiros de etanol visitarem a Guiana para avaliar a possibilidade de investimentos no país.

+ Mais

EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE PROMOVE AÇÃO NO DIA DA ÁRVORE

São Carlos (20.09.07) - O projeto Integração Lavoura-Pecuária, da Embrapa Pecuária Sudeste realiza amanhã (21), Dia da Árvore, em São Carlos (SP), uma ação social e ambiental com os alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Cerca de 180 estudantes da APAE/São Carlos vão plantar em torno de 600 árvores.

Serão plantadas mais de 600 árvores, adquiridas pela Embrapa Pecuária Sudeste de empresas privadas de Campinas e Marília. Além do aspecto social, educativo e ambiental, a nova área reflorestada servirá como quebra-vento às áreas próximas de pasto e de lavoura. São áreas de pastagens que, em certas épocas do ano, estão ocupadas também com lavouras, como sorgo e milho, dentro da nova técnica de ocupação da terra, a Integração Lavoura–Pecuária.

A terra e a propriedade ficam mais preservadas e conservadas, ao mesmo tempo, o pecuarista obtém mais renda graças às culturas plantadas. A proteção das lavouras em relação a ventos fortes é outra finalidade dessa integração. No início deste ano, ventos fortes derrubaram e inutilizaram parte do sorgo plantado na Embrapa Pecuária Sudeste, que, são utilizados como silagem. Esta técnica consiste em armazenar o milho e o sorgo num silo para servir de alimento ao gado na época da seca, período em que as pastagens ficam ralas e secas, insuficientes para a nutrição dos animais.

Preservação e reflorestamento — Nos 2.668 hectares pertencentes à Embrapa Pecuária Sudeste, 920 hectares são de reservas ecológicas permanentes com vegetação original de mata atlântica e de cerrado. Nos últimos anos, foram reflorestados mais de 10 hectares em margens de rios e lagoas e em duas interligações de mata - os "corredores ecológicos" - ligando as reservas naturais. Formam faixas de mata contínuas, de cerca de 10 km, que vão além das áreas da Embrapa, beneficiando a flora e faunas nativas, constituída por onças, capivaras, lobos-guará, quatis, aves diversas, entre outros. Há também área com eucaliptos, que faz parte de uma pesquisa da Embrapa Florestas (Colombo-PR). (Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste).

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.