TRAGÉDIA NUCLEAR DE MAYAK COMPLETA 50 ANOS E CONTINUA A FAZER VÍTIMAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2007

28 de Setembro de 2007 - No vale do rio Techa o nível de radiação ultrapassa 4000 microRen/hora.
Chelyabinsk, Rússia — Greenpeace lança relatório sobre acidente e exige maior atenção do governo russo à população que ainda vive nas áreas contaminadas com lixo radioativo.

Às vésperas do cinqüentenário do segundo maior acidente nuclear mundial, ocorrido na cidade de Mayak, ao sul dos Urais, o Greenpeace Rússia lançou um relatório especial sobre os impactos atuais da tragédia. No dia do aniversário (29 de setembro), o Greenpeace se reunirá com a população local em um protesto na cidade mais próxima, Chelyabinsk. A ONG pede que a população que ainda vive em áreas contaminadas seja realocada e que a Rússia pare de importar e reprocessar ainda mais lixo nuclear estrangeiro do que já é processado hoje em Mayak.

A explosão numa fábrica de processamento de material nuclear, em setembro de 1957, expôs 272 mil pessoas a radiações significativas. Meio século depois, Mayak é um dos lugares com índices de radioatividade mais altos no planeta e o acidente continua a ter um legado de devastação. Muitos milhares de pessoas não foram evacuados das áreas contaminadas. Nas vilas e cidades vizinhas, o índice de câncer na população é mais do que o dobro da média russa. Mas, ao invés de aprender as lições da tragédia, o governo russo aprovou uma legislação que o autoriza a importar combustível nuclear já usado de outros países para Mayak, resíduos que ficarão na fábrica de processamento para sempre.

“Apesar da explosão ter sido o pior, foi um dos muitos acidentes na fábrica de Mayak, onde os desastres incluem lixo radioativo sendo derramado diretamente no Rio Techa, usado como fonte de água por milhares de pessoas”, afirmou Vladimir Tchouprov, do Greenpeace Rússia. “Nenhum dos países que envia seu lixo nuclear sujo para a Rússia autorizaria Mayak a continuar operando em seu próprio território”.

O combustível nuclear estrangeiro processado em Mayak causou até hoje o derramamento de 3 milhões de metros cúbicos de líquido radioativo no meio ambiente. Mayak já reprocessou 1.540 toneladas de combustível nuclear usado de muitos países, incluindo a Hungria, Bulgária, Alemanha, Finlândia e República Tcheca.

“Os 50 anos do legado de contaminação de Mayak são um triste exemplo da verdadeira face da indústria nuclear global”, afirmou Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energia do Greenpeace Brasil. “O mundo tem de aprender as lições de Mayak e este aniversário deve servir como um chamado de alerta global sobre os impactos reais da energia nuclear, que o governo Lula tenta expandir no Brasil, com a construção de Angra 3. Este tipo de energia enfraquece a possibilidade das reais soluções de combate às mudanças climáticas, ao desviar recursos dos investimentos necessários em tecnologia renováveis e eficiência energética, que o planeta precisa tão urgentemente para lidar com a crise climática”.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.