FEIRA DE ORGÂNICOS EM SP EXIBE PRODUTOS DO CERRADO E DA CAATINGA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

16 de Outubro de 2007 - Paulo Montoia e Renato Brandão - Repórteres da Agência Brasil - São Paulo - Uma área de 200 metros quadrados foi reservada este ano para apresentação e comercialização de produtos do Nordeste e Centro-Oeste na ExpoSustentat 2007, aberta hoje (16) em São Paulo. Todos os produtos são feitos com a preocupação ecológica e sustentável, e segundo os organizadores da feira, representam iniciativas de 150 empreendimentos que abrangem um conjunto de mais de 17 mil famílias em 14 estados.

Os produtos expostos são de produção familiar de comunidades e cooperativas, basicamente dos ecossistemas do cerrado e da caatinga. Vão do artesanato a mel, essências, óleos e doces.

É a segunda edição da sala, organizada pela Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ), com o apoio de diferentes entidades e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Banco do Brasil.

Como esses produtos não se enquadram em todas as normas internacionalmente aceitas para receber o selo orgânico, são comercializados separadamente.

A ExpoSustentat 2007 acontece conjuntamente com a Biofach 2007 América Latina, que é a principal feira de produtos orgânicos e naturais do continente.

O ministro da secretaria especial da Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, disse na abertura do evento dos esforços do governo em apoiar o desenvolvimento sustentável e sua importância para a agricultura familiar.

“O Brasil é o sexto maior produtor mundial de produtos orgânicos, atrás apenas da Austrália, China, Argentina, Itália e Estados Unidos. A produção cresce, em média, 20% ao ano. Hoje ocupa 800 mil hectares de área e realiza um volume de negócios de US$ 250 milhões, segundo a Apex-Brasil. O governo brasileiro tem apoiado essa modalidade de produção através de crédito, assistência técnica, pesquisa e capacitação. Nos últimos quatro anos, o Ministério do Desenvolvimento Agrário capacitou mais de 5 mil técnicos com essa visão e 30% dos produtos expostos na Feira Nacional da Agricultura Familiar, realizada há 15 dias, são produtos agroecológicos. A visão do governo é de que a agricultura familiar só será competitiva se for sustentável ecologicamente. Essa visão é que fundamenta das ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário e é uma visão central”, afirmou.

As duas feiras acontecem no Transamérica Expocenter de São Paulo até o dia 18 e são voltadas para o fechamento de negócios com compradores do país e do exterior. Os eventos têm o apoio também do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Agência de Promoção de Exportações (Apex).

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Ação da Cidadania quer provar que frutos silvestres ajudam no combate à fome

16 de Outubro de 2007 - Clara Mousinho - Da Agência Brasil - Brasília - O coordenador do Comitê do Distrito Federal da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, José Ivan Mayer de Aquino, durante o evento "Betinho virou Fruto", festival de frutas das florestas brasileiras
Brasília - Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida promove um evento que tem como objetivo mostrar que frutos silvestres podem ser aliados no combate a fome.

A iniciativa é uma parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Serviço Florestal Brasileiro e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Com o tema “O Betinho Virou Fruto”, a campanha lembra o fundador da Ação da Cidadania e procura mostrar a potencialidade das florestas brasileiras no combate à fome.

“Especialmente nesse evento de hoje, estamos mostrando a potencialidade das florestas brasileiras tanto na produção de alimentos, quanto na geração de serviços que podem virar renda. Assim como matérias primas que podem se tornar mais adequadas às necessidades da humanidade”, explicou o gestor governamental do Serviço Florestal Brasileiro e coordenador da Ação da Cidadania, José Ivan de Aquino.

Ele afirmou que várias frutas silvestres já fazem parte do cardápio da população, como o açaí. Hoje, a fruta encontra um mercado potencialmente forte, mas tradicionalmente é consumida por crianças ribeirinhas na Amazônia, em substituição ao leite.

"No Cerrado, a gente tem um potencial de exploração muito forte da cagaita, do pequi e do baru em várias modalidades. Essas frutas todas, ainda não tão conhecidas, têm muitas qualidades na sua oferta nutricional”.

Durante o evento também será lançado o Comitê Florestal da Ação da Cidadania, que dará apoio à 15ª edição da campanha Natal sem Fome dos Sonhos, que arrecada alimentos, livros e brinquedos para serem doados a crianças carentes. O comitê também vai recolher mudas de plantas para ajudar na campanha que tem o objetivo de plantar 1 bilhão de árvores.

Para saber mais sobre a campanha Natal sem Fome dos Sonhos, o endereço da página da Ação da Cidadania na internet é http://www.acaodacidadania.com.br/.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

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