CAMPANHA ‘Y IKATU XINGU E YÁZIGI LANÇAM PARCERIA EM DEFESA DAS NASCENTES DO XINGU

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2007

05/11/2007 - Nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, às 9h30, na sede do Yázigi (Av. 9 de Julho, 3166, Jardim Paulista, São Paulo-SP), será lançada oficialmente a Campanha de Cidadania Yázigi – ‘Y Ikatu Xingu. Por meio das organizações integrantes da campanha ‘Y Ikatu Xingu, a rede de idiomas realizará o plantio de mudas e sementes nas matas de beira de rio do Xingu.

O Yázigi elegeu como foco de sensibilização de seus alunos, franqueados e colaboradores a Campanha ‘Y Ikatu Xingu, de proteção e recuperação das nascentes e matas ciliares do Rio Xingu no Mato Grosso. Durante a iniciativa, que vai até junho de 2008, as escolas franqueadas desenvolverão atividades pedagógicas, ações de sensibilização e eventos que terão como objetivos conscientizar os envolvidos sobre a questão do aquecimento global, do desmatamento e suas decorrências; e realizar o plantio de mudas e sementes nas cabeceiras do Xingu.

A rede de idiomas desenvolveu um “arvorômetro” que quantifica e divulga na Internet o número de mudas e sementes que cada uma de suas escolas irá plantar em parceria com as organizações integrantes da campanha ‘Y Ikatu Xingu. “Para desenvolver o arvorômetro, o Yázigi contou com o apoio técnico do Instituto Socioambiental (ISA) para criar uma unidade de medida: a cada R$ 6,00 arrecadados, uma muda e 100 sementes são plantadas”, explica Claudio Tieghi, coordenador de Responsabilidade Social do Yázigi. Assim, além do reflorestamento, também serão gerados trabalho e renda para comunidades locais por meio da venda de sementes e implantação de sistemas agroflorestais.

A idéia é que, após as atividades pedagógicas, os alunos estejam mais preparados e conscientes para desenvolver atividades como oficinas de reciclagem, bazares e peças de teatro com o objetivo de sensibilizar a comunidade e arrecadar fundos para a campanha, aumentando os índices no arvorômetro da escola. O mecanismo pretende criar um clima de competição saudável entre as instituições franqueadas e quem ganha é o meio ambiente. Para incentivar a participação dos alunos, as três primeiras escolas com melhores índices ganharão pacotes de viagem para conhecer o Parque Indígena do Xingu e região.

“A parceria será fundamental para divulgar e discutir o problema do desmatamento das matas ciliares nas cabeceiras do Xingu em nível nacional”, afirma Márcio Santilli, coordenador da campanha ‘Y Ikatu Xingu pelo ISA. Ele informa que os recursos arrecadados poderão apoiar uma série de projetos-piloto de reflorestamento realizados com agricultores familiares, médios e grandes produtores rurais na região das cabeceiras do Xingu.

O lema da iniciativa é “O Yázigi ensina, diverte e conscientiza – participe da campanha de cidadania e seja um cidadão diferente”. A Rede tem mais 380 escolas por todo o Brasil em sistema franquia e ensina inglês e espanhol para mais de 160 mil alunos anualmente. A expectativa é plantar mais de 10 mil árvores. “A participação ativa de nossos alunos na campanha é fundamental para consolidar a proposta educacional da Rede, que visa a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade, por isso toda a campanha passa primeiramente pela sala de aula”, informa Alexandre Gambirásio Silva, diretor-geral do Yázigi.

As matas ciliares são aqueles trechos de florestas na beira dos rios, fundamentais para evitar a erosão, garantir a qualidade da água e o microclima de uma região. Muitas nascentes já secaram e alguns rios estão assoreados nas cabeceiras do Xingu, no nordeste do Mato Grosso, por causa do desmatamento. A Bacia do Xingu é uma das mais importantes da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo e importante fator de regulação do clima da América do Sul.

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Mais de 70 escolas já aderiram à campanha da cidadania Yázigi – ‘Y Ikatu Xingu

09/11/2007 - A parceria entre Yázigi e campanha‘Y Ikatu Xingu foi formalizada na última quarta-feira, dia 7 de novembro, em São Paulo. A iniciativa prevê a discussão em sala de aula de temas como o aquecimento global e o desmatamento, em especial das cabeceiras do Xingu, e atividades extraclasse em que alunos, professores e funcionários vão arrecadar recursos para o plantio de árvores nas matas ciliares do rio.

Mais de 70 escolas do Yázigi já estão participando da parceria entra a rede de idiomas Yázigi e a campanha ‘Y Ikatu Xingu. Isso significa um universo de 22 mil alunos que devem engajar-se na mobilização nos próximos meses. “Nossa expectativa de adesão é de, no mínimo, 200 franqueados”, afirma o diretor de Responsabilidade Social da rede de idiomas, Cláudio Tieghi. Caso a previsão se confirme, cerca de 60 mil estudantes poderão participar da iniciativa. Tieghi está confiante de que o número pode crescer. “Existem escolas em alguns estados que são muito ativas”.

As informações foram dadas durante a formalização da parceria, na última quarta-feira, na sede da rede de idiomas, em São Paulo. Um termo de referência foi assinado pelo secretário-executivo-adjunto do Instituto Socioambiental (ISA), Enrique Svirsky, e o diretor-geral do Yázigi, Alexandre Gambirásio Silva. O evento contou com a presença de alguns franqueados, colaboradores e funcionários da instituição. Também estava presente Eleine Béláváry, diretora da Associação de Franquias Solidárias (Afras).

Todos os anos, o Yázigi realiza uma “campanha de cidadania”. Em 2003, o tema foi consumo consciente e desperdício de alimentos. Mais de 70 mil cartilhas sobre o assunto foram distribuídas entre os alunos. A Rede tem mais 380 escolas por todo o Brasil em sistema franquia e ensina inglês e espanhol para mais de 160 mil estudantes anualmente.

Neste ano, o Yázigi elegeu como foco de sensibilização de seus alunos, franqueados e colaboradores a campanha ‘Y Ikatu Xingu, de proteção e recuperação das nascentes e matas ciliares do rio Xingu no Mato Grosso. A iniciativa vai até junho de 2008. Durante este período, as escolas desenvolverão atividades pedagógicas, ações de sensibilização e eventos que terão como objetivos a conscientização e discussão sobre a questão do aquecimento global, do desmatamento e suas decorrências; e o plantio de mudas e sementes nas cabeceiras do Xingu. A idéia é que, após as atividades pedagógicas, os alunos estejam preparados para desenvolver atividades como oficinas de reciclagem, bazares e peças de teatro para sensibilizar a comunidade e arrecadar fundos para a campanha.

“As estatísticas variam, mas algumas apontam que num prazo de 30 até 50 anos poderemos ter menos 35% de água. Este é um problema de todos nós. Temos de nos mexer”, alertou Alexandre Gambirásio Silva. Ele disse que todos os cenários possíveis sobre o assunto são preocupantes e que, em todo mundo, já existem organizações realizando mobilizações sobre o tema. “Não importa o tamanho dessas ações, mas sim sua consistência, sua qualidade.”

A rede de idiomas desenvolveu um “arvorômetro” que quantifica e divulga na Internet o número de mudas e sementes que cada uma de suas escolas irá plantar em parceria com as organizações integrantes da campanha ‘Y Ikatu Xingu. O mecanismo vai funcionar com base em uma unidade elaborada com apoio técnico do Instituto Socioambiental (ISA): a cada R$ 6,00 arrecadados, uma muda e 100 sementes são plantadas. Quanto mais recursos arrecadados, maiores os índices no arvorômetro da escola. O mecanismo pretende criar um clima de competição saudável entre as instituições franqueadas e quem ganha é o meio ambiente. Para incentivar a participação dos alunos, as três primeiras escolas com melhores índices ganharão pacotes de viagem para conhecer o Parque Indígena do Xingu e região. Para ativar seu arvorômetro, a escola precisa comprar uma “cota” mínima de 10 mudas, ou seja, R$ 60. Já foram compradas 127 cotas. Algumas franquias chegaram a custear 12 delas. A expectativa é plantar mais de 10 mil árvores.

“Acho que a questão das campanhas de responsabilidade social precisam ser pensadas na perspectiva de redes de relacionamento. O diferencial desta iniciativa é que estamos entrando em um movimento que já existe, já foi assumido por várias outras organizações. Estamos somando, somos novos parceiros”, avaliou Cláudio Tieghi. Durante o evento de assinatura, ele fez questão de citar um exemplo de como contatos informais entre organizações e pessoas podem gerar grandes idéias. “Já tínhamos a intenção de tratar do tema do aquecimento global este ano. Em uma conversa de corredor com Victor Piaz, funcionário da casa, ele citou o ISA, instituição em que seu irmão, Alex Piaz, trabalha, e daí em diante fizemos o contato com a organização e surgiu a idéia de falarmos também do tema associado do desmatamento”.

“Qualquer tipo de ação de desmatamento pode agravar as mudanças climáticas e atingir comunidades até mesmo em lugares distantes de onde ele acontece”, advertiu Enrique Svirsky. Ele reforçou a importância da capilaridade do Yázigi em várias regiões do País para divulgar a problemática do desmatamento nas cabeceiras do Xingu.
ISA, Oswaldo Braga de Souza.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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