CENTRO DE EXPERIMENTOS FLORESTAIS DA SCHINCARIOL E DA SOS MATA ATLÂNTICA É INAUGURADO EM ITU

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2007

27/11/2007 - Foi inaugurado nesta terça-feira (27/11), na cidade de Itu, o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica-Grupo Schincariol, que prevê o desenvolvimento de áreas-modelo de restauração da mata atlântica, além de pesquisa, formação de técnicos, projetos de educação ambiental, viveiro de 400 mil mudas nativas por ano e banco de sementes.

O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, presente no evento, ressaltou que a iniciativa da parceria entre a SOS Mata Atlântica e a Schincariol se constitui num avanço dentro do modelo de desenvolvimento nacional onde a primeira iniciativa deve pertencer ao Estado. "Estou colocando a Secretaria e seus especialistas à disposição do projeto, como forma de participação em um programa que vai ao encontro da filosofia de minha gestão, onde a ação é mais importante que o discurso", frisou Graziano.

Para Roberto Klabin, presidente da SOS Mata Atlântica, a iniciativa demonstra a evolução do Brasil nas questões ambientais. "Com este Centro, a Fundação consolida as experiências voltadas para restauração de florestas", afirmou.

O primeiro espaço já construído do Centro de Experimentos Florestais, que está localizado em uma área de 540 hectares, no km 118 da Rodovia Marechal Rondon, cedida pelo Grupo Schincariol, é o viveiro, cuja meta é produzir, nos próximos cinco anos, cerca de dois milhões de mudas. Deste total, 700 mil irão restaurar 386 hectares da área cedida e as demais serão destinadas a outros projetos da fundação.

"Nos 68 anos de existência do grupo Schincariol, crescemos de forma sustentável sendo que esta iniciativa reforça nosso compromisso com a região onde a empresa nasceu", destacou Adriano Schincariol, membro do Conselho de Administração do Grupo.

Ao final da inauguração, todos os presentes foram convidados a conhecer o viveiro de mudas e participar do plantio de uma árvore, como forma singela de marcar o início do projeto.
Texto: Cris Couto
Foto: Zé Jorge

+ Mais

Parque Estadual do Jaraguá passa a oferecer espaço para público especial

30/11/2007 - A Secretaria de Estado do Meio Ambiente inaugura o “Espaço Conviver”, no Parque do Jaraguá, no próximo dia 3 de dezembro, segunda-feira, em evento a ser realizado das 9h às 12h. A inauguração do Espaço Conviver acontece no âmbito do projeto que abriga um centro de Educação Ambiental e de Atendimento ao Visitante, biblioteca com publicações em Braille e uma trilha adaptada para portadores de deficiência. Instalado no Parque Estadual do Jaraguá, o Espaço servirá como piloto da experiência que a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) pretende estender para outras unidades de conservação no estado, dando oportunidade de contato com a natureza aos portadores de deficiência física, visual, auditiva ou mental, além de promover sua participação e integração em ações de educação ambiental.

Para adequar o espaço à visitação de pessoas com limitações, foram instalados equipamentos especiais que permitem a locomoção de deficientes visuais e cadeirantes em uma das quatro trilhas do parque. Conhecida como “Trilha do Silêncio”, pela vegetação que abafa grande parte dos ruídos produzidos pelas rodovias e área urbana que cercam o parque, esse trecho é indicado para pessoas de todas as idades, pela facilidade de acesso e por abrigar diversos exemplares da fauna, como tucano do bico verde, bem-te-vi e macaco-prego, assim como da flora, entre os quais o palmito juçara, o guapuruvu, pau-jacaré e manacá da serra. No caso dos deficientes visuais, além dos sons da mata, os visitantes podem usufuir das informações sobre as espécies existentes no local, impressas em braille.

O projeto levou em conta o fato de grande parte dos parques administrados pela SMA em todo o Estado possuir condições para a promoção da educação ambiental e se apoiou nos dados do IBGE, indicando que 14,5% da população nacional é formada por portadores de algum tipo de deficiência.

A unidade de conservação com cerca de 5 mil hectares tem entre seus principais atrativos o Pico do Jaraguá, ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude. Abriga também vegetação remanescente de Mata Atlântica, bosques lagos e equipamentos de lazer e esportes.

O acesso ao Parque do Jaraguá fica na altura do Km 18 da Via Anhanguera, no bairro Jaraguá, em São Paulo.
Texto: Eli Serenza

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.