PINGÜINS AMEAÇADOS PELAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2007

11 Dec 2007
Bali, Indonésia – As populações de pingüins da Antártica estão ameaçadas pelas Mudanças Climáticas. É o que afirma a pesquisa da Rede WWF, Pingüins da Antártica e Mudanças Climáticas. O estudo mostra que quatro espécies diferentes de pingüins estão sob ameaça crescente. Para alguns, o aquecimento global diminui a área necessária para cuidar dos filhotes. Para outros, o alimento torna-se cada vez mais escasso por causa do aumento da temperatura e da pesca.

“Os pingüins da Antártica possuem uma longa história no planeta terra”, explica Anna Reynolds, Diretora do Programa Mundial de Mudanças Climáticas da rede WWF. “Agora parece que estes ícones do Antártico deverão enfrentar uma batalha ainda maior para adaptar-se às taxas nunca antes vistas de mudanças nos padrões climáticos.”

A Antártica está esquentando cinco vezes mais rápido do que a média de aquecimento do planeta. O enorme Oceano do Sul sofreu aquecimento em até 3.000 metros de profundidade.

O Gelo Marinho, formado a partir de água do mar, cobre agora 40% menos área do que 26 anos atrás na península oeste da Antártica. Isso reduz a quantidade de comida disponível para os Pingüins-de-barbicha.
Como conseqüência da falta de alimento, o número de Pingüins-de-barbicha diminuiu de 30% a 60% em algumas colônias. A história se repete com os Pinguins-gentoo, que se tornam cada vez mais vulneráveis à pesca excessiva de suas fontes habituais de alimento.

As colônias do Pingüim Imperador, o maior e mais majestoso do mundo, sofreram redução cerca de 50% no último século. Os filhotes dessas populações foram afetados por temperaturas mais altas no inverno e ventos mais fortes. Nos últimos anos, o gelo oceânico tornou-se cada vez mais fino e quebradiço fazendo com que muitos ovos ou filhotes fossem levados para longe da colônia antes mesmos de terem crescidos o suficiente para sobreviver sozinhos.

Na costa noroeste da Península Antártica, onde o aquecimento é mais dramático, as populações de pingüins adélia diminuíram em 65% nos últimos 25 anos. Eles sofreram não somente uma diminuição de suas fontes de alimento, mas também viram suas regiões invadidas por Pingüins-gentoo e Pinguins-de-barbicha.

Temperaturas mais quentes significam maior retenção de umidade pela atmosfera o que causa mais neves. Os cientistas estão preocupados com o Pingüim adélia que precisa de terra sem neve e gelo para cuidar dos seus filhotes. Eles temem que o pingüim seja prejudicado em relação aos seus primos que preferem um ambiente mais quente.

“A base das cadeias de alimentação da Antártica e, portanto, da sobrevivência dos pingüins dependem do gelo oceânico”, afirma James P. Leape, Diretor Geral do WWF-Internacional. “Depois de tanto caminho andado até Bali, os países desenvolvidos precisam comprometer-se agora com reduções drásticas de suas emissões de gases de efeito estufa para proteger a Antártica e garantir a saúde do planeta.
Nota: o relatório, Pinguins da Antártica e as Mudanças Climáticas, foi escrito em parceria com o Dr.David Ainley, cientista especializado em Pinguins Adélie e mudanças climáticas. Mais informações sobre a pesquisa podem ser encontradas em www.penguinscience.com

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.