FISCALIZAÇÃO INTEGRADA DO SINOS SERÁ ESTENDIDA PARA BACIA DO CAÍ

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Janeiro de 2008

(15/01/2008) A fiscalização integrada entre Estado e municípios, resultante da Força-tarefa para recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, realizou 11 vistorias nesta terça-feira (15).

A operação contou com a participação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que coordenou os trabalhos por meio do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS), da Fepam, do Comando Ambiental da Brigada Militar e das prefeituras de Ivoti, São Leopoldo e Estância Velha - municípios onde ocorreram as vistorias.

O resultado foram três notificações. Uma foi emitida pela prefeitura de Ivoti a um estabelecimento de lavagem de veículos que, embora licenciado para a atividade, não dispunha de outorga de uso da água para o poço tubular utilizado no local. As outras notificações foram assinadas pelo Comando Ambiental, sendo uma por corte de vegetação nativa sem licença e outra por disposição de rejeito de mineração em banhado na área urbana.

Os demais estabelecimentos visitados foram oficinas mecânicas com postos de lavagem, indústrias gráfica e de fibras de plástico, loteamentos e pedreira.

Conforme o coordenador do SIGA/RS, Niro Afonso Pieper, devido ao entusiasmo e participação dos municípios na atividade integrada, além dos resultados já obtidos em 24 operações, essa forma de fiscalização empregada na Bacia do rio dos Sinos será estendida para a Bacia do rio Caí. “A partir de fevereiro a fiscalização integrada também atingirá um grupo de municípios da Bacia do Caí que fazem limite com cidades integrantes da Bacia dos Sinos”, explica Pieper.

Ainda em janeiro serão realizadas mais duas operações integradas. Para fevereiro há seis fiscalizações previstas.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Fepam acompanha enchimento do reservatório da UHE Castro Alves no rio das Antas

(16/01/2008) Começou nesta quarta-feira (16) o enchimento do reservatório da barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) Castro Alves, pertencente à Companhia Energética Rio das Antas – Ceran. A ação foi possível após a emissão de Licença de Operação (LO) concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – Fepam.

Situada no médio curso do Rio das Antas, na região Noroeste do Estado, a barragem da UHE Castro Alves localiza-se entre os municípios de Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Por ser uma atividade que pode gerar impacto ao meio ambiente.

Quando estiver formada, a UHE Castro Alves irá gerar 130 MW de energia em um reservatório localizado em área de 500 ha.. Cerca de 70 pessoas estão envolvidas no processo.

A equipe da Fepam, chefiada pela bióloga Marta Segalla, está no local acompanhando todo o processo, bem como o Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fepam poderá ser acionado, caso seja necessário.

Foi elaborado plano de resgate de fauna durante a formação do reservatório, bem como o controle e fiscalização das ações de caça e pesca e de peixes retidos em poças a jusante do rio, além do alerta à comunidade local sobre o fechamento da barragem e enchimento do reservatório, proporcionando informações para evitar acidentes relacionados à operação. Conforme Marta Segalla, poderá levar sete dias para o rio atingir a vazão remanescente.

A UHE Castro Alves é a segunda barragem do Complexo Energético Rio das Antas. A primeiras, UHE Monte Claro, localizada em Veranópolis,já está operando desde 2004. A teceira unidade, UHE 14 de Julho está em obras. A operação das três usinas representará aumento de 360 MW na potência energética instalada no Rio Grande do Sul, significando 10% da atual demanda de energia do Estado.

Esta potência equivale ao consumo dos sete municípios diretamente envolvidos na construção das usinas:Bento Gonçalves, Veranópolis, Cotiporã, Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Flores da Cunha e Antônio Prado, somados a Caxias do Sul, Carlos Barbosa e Farroupilha.

O complexo Energético Rio das Antas começou a tomar forma quando foi formado o consórcio pela CPFL Geração de Energia S.A, CEEE e Desenvix S.A venceu a licitação da Aneel em 2000. Em outubro de 2001 a Fepam emtiu Licença Prévia (LP) para os três empreendimentos.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.